Nesta quinta-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o processo movido por Jocelito Canto para reaver o mandato a deputado federal teve seus autos remetidos, em grau de recurso, para o Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido, que será analisado pelo ministro Ramos Tavares, havia sido protocolado no dia 2 de maio. “O Supremo tem mudado decisões até de primeira instância, como fez em Curitiba, no caso do próprio presidente da República e de tantos outros governadores e políticos que o Supremo anulou decisões. Minha expectativa é que o Supremo possa fazer justiça, porque é a casa do povo, da lei, da justiça”, afirma Canto.
O ex-prefeito de Ponta Grossa afirma ainda que espera por um resultado positivo na proposição. “Eu fico aqui acreditando que esse motivo, ter um policial à disposição do prefeito, não seja justo para tirar o direito de um deputado assumir um cargo que o povo lhe deu nas urnas. Vamos torcer para que a justiça aconteça”, pontua.
Canto foi o deputado mais votado de Ponta Grossa nas eleições de 2 de outubro de 2022, quando recebeu 74 mil votos, mas não pôde assumir a cadeira na Câmara porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu, por unanimidade, o recurso impetrado por ele contra a impugnação da candidatura, em dezembro.