O vereador Herivelto Oliveira assume interinamente a Prefeitura de Curitiba nesta sexta-feira (31/5). Ele ficará no cargo até o dia 8 de junho. O prefeito Rafael Greca representará a capital paranaense em uma missão em Buenos Aires, na Argentina.
Herivelto assumirá o cargo de prefeito de Curitiba interinamente, pois o vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel, também estará em viagem oficial ao exterior.
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vice-presidentes da Câmara, Tito Zeglin e Mauro Ignácio, que assumiriam o cargo na sequência, também vão integrar a comitiva de Pimentel na Espanha e Itália.
Segundo prefeito negro de Curitiba
Conforme dados históricos disponíveis,Herivelto Oliveira será o segundo prefeito negro a comandar Curitiba. Antes dele, somente o médico Antenor Pamphilo dos Santos, brevemente, no dia 16 de julho de 1948, tinha ocupado o maior cargo público da capital do Paraná. Doutor Antenor, como era conhecido, fez parte da histórica legislatura que reabriu a Câmara de Curitiba após o Estado Novo, tornando-se o primeiro vereador negro que se tem registro na cidade.
Sobre a questão racial, Herivelto diz que “obviamente” está feliz pela oportunidade e que celebra a ocasião junto à comunidade negra. Ele pondera, contudo, que “a cor da pele é algo que nunca deveria ser um critério de seleção”. “Eu acho que a gente tem que caminhar para o dia em que isso seja uma coisa natural das pessoas. Ser o segundo, o terceiro ou o quarto, acho que ainda chama a atenção. Mas eu espero que, quando a gente chegar lá pelo décimo, isso não seja mais um assunto que dê manchete, que seja uma coisa corriqueira”.
Em 2020, Curitiba elegeu a primeira vereadora negra da cidade, a atual deputada federal Carol Dartora (PT).
Com informações das assessorias