Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Vice-presidente da TCS Global visita o prefeito de Londrina

2023-04-18 às 16:00
Foto: Vivian Honorato

Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Marcelo Belinati recebeu a visita de Ashok Pai, vice-presidente da multinacional indiana Tata Consultancy Services (TCS Global), que está em Londrina desde 2018. A empresa é líder global em serviços de Tecnologia da Informação (TI) e é a maior empresa de Londrina no segmento, onde já gerou 1.700 empregos diretos.

O prefeito Marcelo Belinati enfatizou que é uma grande honra receber a visita do vice-presidente de uma das maiores empresas do mundo. “Isso mostra o potencial de Londrina, a TCS hoje é uma das maiores empresas da cidade, com quase 2 mil funcionários, e com plano de expansão. A intenção da Tata é ampliar o quadro funcional, para dar conta de atender, cada vez mais, seus clientes, tanto locais, quanto os de todo o Brasil e do mundo”, disse.

O prefeito completou que a TCS é uma potência que veio para Londrina em 2018. “É muito importante a presença da TCS em nosso município, pela geração de empregos que ela traz, pois cada emprego direto gera outros quatro indiretos, segundo o que nos informou a diretoria. Isso movimenta a economia da cidade, por isso temos uma parceria público-privada para qualificar mais pessoas, para que a empresa possa ampliar as suas atividades e gerar ainda mais empregos em nosso município”, afirmou.

Ashok Pai, que esteve acompanhado por diversos diretores da Tata, disse que a empresa visa crescer, de forma significativa, na América Latina, por isso ele está visitando diversos países como o Brasil. “O centro de Londrina é muito significativo para nós, hoje temos 1.700 pessoas empregadas no município e agora queremos ir para o próximo nível. Essa visita foi para conhecer o prefeito Marcelo Belinati pessoalmente, estreitar os laços, pois ele nos dá o suporte que precisamos. Queremos melhorar a parceria na cidade, procuramos algumas tecnologias específicas, como inteligência artificial e business process”, apontou.

O vice-presidente da TCS também informou que esta é a primeira vez em que ele visita o Brasil e que em sua estadia pretende visitar, em Londrina, alguns centros que estão em crescimento, na área de TI, a fim verificar qual o suporte a TCS Global pode dar para estes centros. “Achei Londrina uma cidade muito bonita e vi muitas potencialidades no município, além de uma capacidade para grande crescimento”, relatou.

O diretor da Tata Londrina, Francisco Junior, disse que a TCS tem crescido a cada ano em Londrina, desde a sua chegada em 2018. “Temos 945 vagas em aberto, para algumas áreas específicas. No ano anterior nós contratamos mais de 700 jovens diretamente das universidades, os quais foram treinados durante três a quatro meses e já começaram a trabalhar em alguns projetos”, informou.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, que também esteve presente na visita, lembrou que o programa Empregatech – iniciativa que oferece qualificação profissional gratuita na área de (TI) – é um resultado prático da parceria com a TCS. “Nós consultamos as grandes empresas da cidade para instituir o programa e a TCS colaborou com o cronograma do curso. Agora, estamos desenvolvendo um outro programa, muito alinhado às demandas do setor produtivo, e a TCS, como é a maior empresa de TI da cidade, nos ajuda a direcionar o que devemos ensinar para qualificar os alunos para a área”, expôs.

Da diretoria da TCS, também estiveram presentes no gabinete do prefeito, Sujut Bose, Geo Head – Cognitive Business Operations; Tushar Parikh, country head da TCS no Brasil; Bruno Rocha, chefe de Finanças no Brasil; Subhanjan Gosh, Busines Unit Head MFG & Utilities – América Latina; Danilo Garcia, diretor de TI – Brasil Delivery Head MFG & Utilities; Renato Sposito, chefe de RH no Brasil; Sumit Singh, chefe de RH em Londrina; Elías Hanze, gerente de RH. Também participou do encontro, o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça.

Ao final do encontro, o prefeito entregou de presente para Ashok Pai, vice-presidente da multinacional indiana Tata Consultancy Services (TCS Global), uma edição do livro “Terra de Riqueza”, quinta edição, publicação da Rádio CBN Londrina, em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O livro reúne 111 páginas, que contém um acervo de imagens e dados sobre a cidade, incluindo históricos, geográficos, educacionais, econômicos, sociais, ambientais e de inovações tecnológicas.

da assessoria