Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Alunos e residentes da UEPG realizam avaliações físicas para a comunidade

2021-09-20 às 20:58

Neste domingo (19), alunos e residentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram avaliações físicas para a comunidade, na região central de Ponta Grossa. A equipe foi composta por alunos do curso de Bacharelado em Educação Física e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação do Hospital Universitário. No total, 40 pessoas receberam avaliações do grupo, das 9h às 12h.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Avenida Central’, da Secretaria Municipal de Esportes. Na UEPG, a atividade foi realizada por meio disciplina Medida e Avaliação Hospitalar, ministrada por Leandro Vargas. O professor explica que os participantes receberam avaliações antropométricas, que consistem em medir as dimensões físicas de uma pessoa, além testes físicos. “Fizemos avaliações de índice de massa corporal e circunferência abdominal, que são dois parâmetros importantes relacionados com a saúde, sobretudo com indicação de risco para doença coronária”, conta.

Os voluntários também realizaram testes motores, como flexão de braço, testes de sentar e levantar em 30 segundos e teste de funcionalidade para idosos. “A maioria da pessoas nós avaliamos eram idosas, então a troca de experiências foi muito rica, pois avaliamos perfis de várias pessoas. Para os acadêmicos e residentes é fundamental colocar em prática o que estão aprendendo em aula e em estágios no HU”, completa. Para Natally Müller da Silva, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física, a atividade foi importante para colocar em prática o que aprende em sala de aula. “Ter a oportunidade de ajudar a comunidade e também aplicar os meus conhecimentos foi, sem dúvidas, um ganho muito grande. Aprendi demais e pretendo participar sempre que tiver oportunidade”, ressalta.

Rafael Sochodolak é residente em reabilitação no HU e participou das ações do último domingo. Para ele, a Educação Física é uma área que abrange a prevenção até a reabilitação, por isso ações com a comunidade são importantes. “A partir da realização de avaliações e testes físicos básicos, podemos demonstrar para o indivíduo a sua condição de saúde e de performance, chamando atenção para os aspectos que podem ser melhorados”, explica. Rafael ainda conta que a realização de exercícios físicos pode auxiliar na manutenção da qualidade de vida e bem estar. “Por isso, nossa atuação profissional é extremamente importante, pois também somos uma profissão da área da saúde”, finaliza.

 

Informações UEPG