há 5 horas
Assessorias

A construção da nova “Ponte Preta”, projeto vital para a integração entre Ponta Grossa e o município vizinho de Carambeí, alcançou um novo e decisivo estágio. A Prefeitura de Ponta Grossa cumpriu todos os requisitos técnicos necessários e agora aguarda a autorização final da Secretaria Estadual das Cidades para iniciar o processo licitatório.
O projeto, que prevê a substituição da antiga ponte sobre o Rio Pitangui, na região da represa de Alagados, recebeu parecer técnico favorável da Secretaria das Cidades nesta semana. O documento atesta que o convênio para destinação dos recursos, já assegurados, está conforme toda a legislação. A prefeita Elizabeth Schmidt comemorou a conclusão da parte burocrática por parte da Prefeitura, ressaltando a importância do projeto protocolado em 2023. O investimento previsto é de R$ 2,2 milhões.
A nova ponte é uma demanda histórica de moradores e produtores rurais da região, conhecida pela grande produção agropecuária. A obra visa desfazer um “nó” logístico que atrapalha o desenvolvimento da região, transformando a ligação entre as duas cidades em uma via de grande importância para diversos segmentos econômicos, incluindo o turismo. Além da ponte, também está em curso a retomada da pavimentação e continuidade da Estrada do Alagados, totalizando 18,5 quilômetros.
A Represa de Alagados é um manancial que abastece Ponta Grossa e a estrada da região é a principal via de acesso à localidade rural. Com a autorização do secretário Guto Silva, da Secretaria de Estado das Cidades, a prefeita busca iniciar o processo de licitação, garantindo que o projeto seja, finalmente, transformado em realidade.