{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Coopera Paraná mobiliza produtores de PG com suporte técnico municipal

Encontro realizado nesta semana apresentou detalhes sobre edital aberto pelo Governo do Paraná para cooperativas e associações de agricultura familiar; prazo vai até 1º de fevereiro

há 11 horas

Publicado por Lucas Ribeiro

Coopera Paraná mobiliza produtores de PG com suporte técnico municipal
Prefeitura de Ponta Grossa.

Nesta semana, a Prefeitura de Ponta Grossa reuniu representantes de cooperativas e associações de agricultura familiar para a apresentação do programa ‘Coopera Paraná’. A reunião dos produtores foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para facilitar o acesso dos interessados às informações do novo edital - aberto pelo Governo do Paraná no fim de 2025; cada projeto de negócio apresentado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) pode receber um aporte de até R$ 2,2 milhões.

Juntamente com a apresentação do programa pela chefia regional da Seab, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a iniciativa e também o apoio que será disponibilizado pela Prefeitura aos produtores e cooperados de Ponta Grossa. “O assessoramento técnico na elaboração dos projetos é fundamental para que todas as exigências do edital sejam cumpridas, especialmente na questão documental e na elaboração do planejamento. Por isso, teremos uma equipe especializada à disposição dos interessados”, explica o secretário municipal Izaltino Cordeiro dos Santos.

Além do financiamento dos projetos de negócio, o Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná), que também conta com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), prevê uma série de ações integradas entre setor público e privado. Entre as atividades estão o acompanhamento e assessoramento às cooperativas em aspectos administrativos, financeiros, de comercialização e acesso a mercados; qualificação de dirigentes, técnicos e colaboradores da área administrativa; além da implantação de políticas de apoio financeiro para investimentos socioprodutivos, garantindo condições de sustentabilidade para as organizações.

O programa é voltado para cooperativas e associações que têm a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o faturamento anual não ultrapasse R$ 300 milhões. “Conseguimos mapear associações e cooperativas nos segmentos da agricultura familiar, hortifrutigranjeiros e ovinocultura que atendem os requisitos do edital e podem realizar os projetos. Por isso, reunimos todos aqui para ampliar a nossa parceria com cada um deles e estruturar cada vez mais nossa cadeia produtiva”, ressalta Izaltino.

Inscrições

O edital do Coopera Paraná segue aberto até o dia 2 de fevereiro e o formulário de inscrição está disponível clicando aqui. Produtores que estejam habilitados ao programa e que eventualmente tenham dúvidas sobre o edital também podem procurar a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – localizada no 4º andar do Paço Municipal.

Galeria de Imagens:

Prefeitura de Ponta Grossa.

Leia também

Prefeito interino de PG alerta moradores sobre riscos do pós-temporal
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Coopera Paraná mobiliza produtores de PG com suporte técnico municipal | D'PontaNews