há 2 horas
Lucas Ribeiro

A jornalista Cristina Graeml (União Brasil) pode se tornar cidadã honorária de Ponta Grossa em 2026. Na última segunda-feira (12), o vereador e presidente da Câmara Municipal, Julio Küller (MDB), protocolou o Projeto de Lei nº 1/2026, que propõe a concessão do título em reconhecimento à trajetória profissional da jornalista e aos serviços prestados à democracia.
A justificativa do projeto destaca o impacto das ações de Cristina Graeml para a sociedade, a democracia brasileira e o jornalismo nacional ao longo de seus 35 anos de carreira. “Por sua trajetória de integridade, profissionalismo, relevância nacional e contribuição para a imagem do Paraná, considera-se justa e meritória a concessão do título de Cidadã Honorária deste Município”, aponta o texto do projeto.
Entre os trabalhos citados estão suas atuações como repórter em coberturas internacionais, incluindo passagens pela África do Sul, Argentina e pela Antártica, acompanhando pesquisas científicas paranaenses. O documento também destaca a participação da jornalista na série “Diários Secretos”, produzida pela RPC em parceria com a Gazeta do Povo, que revelou um esquema de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Sobre a jornalista
Natural de Curitiba, Cristina Graeml é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em 1992. Em 2024, concorreu ao cargo de prefeita de Curitiba e obteve cerca de 390.254 votos, ficando atrás apenas de Eduardo Pimentel (PSD). Em 2025, filiou-se ao União Brasil, partido pelo qual anunciou pré-candidatura ao Senado pelo Paraná.