há 2 horas
Heryvelton Martins

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em plenário o Projeto de Lei nº 1143/2025, de autoria da deputada estadual Mabel Canto (PP), que concede à delegada Ana Paula Cunha Carvalho o título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná. A delegada é ligada ao Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA) de Ponta Grossa.
Durante a votação, a deputada Mabel Canto afirmou que Ana Paula Cunha Carvalho chefiou o NUCRIA de Ponta Grossa por mais de dez anos e também atuou na Delegacia da Mulher, destacando a trajetória no enfrentamento de crimes que atingem principalmente mulheres e crianças. O reconhecimento, segundo o texto publicado pela Alep, recebeu apoio do deputado Marcelo Rangel (PSD), que endossou a homenagem.
A aprovação ocorreu na sessão plenária de 10 de fevereiro de 2026, em meio à análise de outras proposições que avançaram na Casa. Com o aval do plenário, a proposta segue o rito legislativo indicado pela Alep, no conjunto de matérias que encerraram tramitação sendo encaminhadas para sanção.