Sábado, 25 de Junho de 2022

D’P Vida & Estilo: Definição e autoconhecimento com consultoria de imagem, por Giovana Giostri

11/04/2022 às 15:08

Atire a primeira pedra quem nunca comprou uma roupa por impulso que nada tem a ver com o seu estilo, ou que não vestiu bem, ou que foi comprada só porque estava na moda. Se você demora horas para se vestir de manhã, tem o armário cheio de peças com etiqueta e, na hora de sair, desespera-se porque não tem roupa, essa leitura é para você.

Nesta edição, eu vou falar de consultoria de imagem, uma profissão que vem ganhando destaque no mercado nacional e que vai te ajudar a solucionar esses problemas.

Há pouco tempo, os termos personal stylist ou consultor de imagem e estilo nos faziam pensar somente em marcas de grife como Louis Vuitton, Dior, Chanel, Gucci, Prada, Yves Saint Laurent e por aí vai. Ou seja, era um serviço destinado ao mercado de luxo usufruído somente pela classe AA ou celebridades.

Com a acessibilidade da moda a várias classes sociais, impulsionada pelo marketing digital através das redes sociais, mais pessoas passaram a dar mais importância ao modo de se vestir e a como são vistas no mercado de trabalho. Segundo a consultora de imagem e estilo Patty Souza, a aparência e a linguagem corporal representam 55% da nossa forma de se comunicar, impactando na primeira impressão.

Mas, afinal, o que faz um consultor de imagem? O consultor de imagem ou personal stylist é o profissional responsável por ajudar pessoas a descobrirem e entenderem qual é o estilo que mais tem a ver com elas, valorizando a autoestima e o autoconhecimento através do estilo e da imagem pessoal (identidade visual, comportamento e comunicação verbal).

Entre os principais benefícios de contratar um consultor de imagem, estão a otimização do armário, reduzindo as compras por impulso, e a projeção de uma imagem profissional de sucesso através da valorização do estilo pessoal. “Você é o seu projeto mais importante, e a consultoria de imagem traz soluções, e não regras, para que toda pessoa tenha segurança de se olhar no espelho e amar o que vê”, destaca Patty.

A consultoria de imagem e estilo traz soluções para que toda pessoa tenha segurança de se olhar no espelho e amar o que vê, diz a consultora Patty Souza

O estilo é um elemento indispensável para qualquer pessoa expor os seus pensamentos e ideias através dos looks. Ao contrário do que muitos pensam, isso não tem relação com roupas caras ou com as últimas tendências da moda. O estilo está ligado à personalidade de cada um.

E, falando em estilo, você sabia que existem sete estilos universais? Eles são baseados em padrões de personalidade e comportamento e podem ser combinados entre si. Alguns especialistas dizem que cada pessoa tem, no mínimo, três tipos combinados. Vamos ver quais são eles:

 

Clássico

Mais conservador e atemporal, o clássico mistura sobriedade, elegância e qualidade. Pessoas no mundo dos negócios se encaixam em tal estilo, colocando em seus looks cores básicas, linhas retas e muita alfaiataria. Geralmente, essas pessoas não são fãs de acessórios.

Criativo

Presente em personalidades que trabalham na área das artes e da criatividade. Em suas composições, encontramos uma enorme mistura de cores, texturas, estampas e formas. Na dúvida sobre qual moda atual utilizar, os criativos apostam em todas ao mesmo tempo.

Elegante

Transmite uma imagem refinada, reservada e segura de si. Pessoas desse estilo são mais contemporâneas e prezam pela durabilidade e excelente caimento das peças, que são discretas e de tecidos finos.

Esportivo

Conforto é a palavra-chave desse tipo de estilo. Com looks descontraídos e práticos, traz em sua composição muito algodão e peças frescas, que não atrapalhem os movimentos.

Moderno

Também conhecido como “urbano”. As suas composições abusam das formas geométricas e dos contrastes, além das peças volumosas e com uma pegada “rocker”. Jeans, camisetas batidas e peças em couro com brilho são apostas desse estilo.

Romântico

Laços, rendas, tules, leves transparências, babados, pregas, tecidos fluídos e pedrarias fazem desse estilo o mais delicado de todos, sendo o vestido uma das peças mais importantes.

Sexy

Marcante e com peças que valorizam as curvas e destacam o corpo como um todo, quem adota o estilo sexy não pensa duas vezes antes de apostar em looks com cintura marcada, decotes, transparências e muito animal print.

 

Ficou curioso para saber qual é o seu estilo e fazer composições entre eles? Abaixo, eu e a consultora de imagem e estilo Patty Souza montamos três looks com mesclas de estilos para você se familiarizar com o tema.

 


Sexy e urbano

O estilo sexy do vestido em tule estampado contrapõe com o coturno tratorado do estilo urbano. A bolsa no tom vinho quebra a barreira de que esse acessório precisa ser sempre do mesmo tom do calçado.

 

Clássico e criativo

Os estilos clássico e criativo em um look totalmente autêntico. As plumas e paetês do cropped equilibram com a calça em alfaiataria presente no estilo clássico e elegante.

 

O trabalho de um consultor de imagem vai muito além de definir o seu estilo pessoal. Ele também trabalha com visagismo, estudo dos temperamentos, definição da cartela de cores, organização de um closet clean, entre outras coisas.

Estou louca para começar essa aventura com a minha consultora de imagem me descobrindo da melhor forma. E, você, ficou inspirado com esse texto? Espero que sim.

Um grande abraço e até a próxima coluna.

Confira mais dicas no meu Instagram: @gigiostri

 

Looks: Lafort, Zen Oficial, Lez a Lez

Calçados: Jorge Bischoff

Make: Angel make up

 

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #289 Março/Abril de 2022.