há 2 horas
Heryvelton Martins

Um flagrante de desrespeito às normas de segurança do trabalho em um edifício na Vila Estrela, em Ponta Grossa, expõe o perigo a que operários são submetidos na região. Imagens obtidas pela equipe do D'Ponta News mostram um trabalhador na borda da cobertura de um prédio de aproximadamente cinco andares, realizando reparos sem o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) ou proteção coletiva contra quedas.
O Major QOBM Renan Augusto Bortolassi de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, analisou o caso e reforçou a gravidade da situação. Segundo o oficial, o risco ocupacional para quem trabalha em altura já é naturalmente elevado. “Nessas condições em que o trabalhador não utiliza o EPI, e em casos onde o equipamento de proteção coletivo é necessário, o risco aumenta significativamente”, afirmou.
O oficial destacou que a ausência de segurança transforma situações cotidianas em tragédias. “Conseguimos ver nessas imagens que qualquer desequilíbrio, esbarrão ou escorregão pode gerar a queda da pessoa com um acidente praticamente fatal nessa altura”, alertou o Major Bortolassi.
A orientação do Corpo de Bombeiros é que trabalhadores e contratantes foquem rigorosamente nas ações de segurança ocupacional. O cumprimento das normas resulta em melhores condições de trabalho e na redução direta dos riscos de acidentes graves.