{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Justiça suspende decreto que restringia acesso ao SEI em Ponta Grossa

Juíza aponta violação à publicidade e acolhe pedido do MP para liberar novamente o acesso público ao sistema de informações

há uma hora

Amanda Martins

Publicidade
Justiça suspende decreto que restringia acesso ao SEI em Ponta Grossa
Publicidade

A 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa concedeu, nesta terça-feira (2), uma liminar que suspende os efeitos do Decreto Municipal nº 25.590/2025, responsável por restringir o acesso de usuários externos e terceiros aos processos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que moveu uma ação civil pública contra o município.

Segundo apuração feita pela equipe do D'Ponta News, o decreto, editado em 15 de agosto, determinava que a visualização de processos passaria a ser pública apenas para usuários internos da Prefeitura. Cidadãos e instituições interessadas precisariam solicitar formalmente o acesso, o que, segundo o MP, passou a dificultar a fiscalização e o acompanhamento de procedimentos administrativos. Para o órgão, a medida representou um “retrocesso na transparência” e violou princípios constitucionais de publicidade.

Na decisão, a juíza Luciana Virmond Cesar destacou que o decreto municipal afronta diretamente o princípio da publicidade previsto na Constituição Federal e contraria diretrizes da Lei de Acesso à Informação (LAI), que estabelece a transparência como regra e o sigilo como exceção. Ela também citou entendimento do Superior Tribunal de Justiça que afirma a prevalência da máxima divulgação de dados públicos.

Com a liminar, fica restabelecido o acesso público aos processos em tramitação no SEI, salvo aqueles que contenham informações sigilosas. A magistrada determinou que o município cumpra a ordem em até 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

A Prefeitura de Ponta Grossa ainda será citada para apresentar contestação. Após essa etapa, o Ministério Público terá 15 dias para se manifestar, e o processo seguirá para eventual fase de produção de provas.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Colisão entre carro e moto dentro de atacadista deixa uma pessoa ferida em Ponta GrossaO acidente ocorreu na área de circulação de veículos do estabelecimento
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia