{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Laboratório da UEPG oferece teste de detecção de metanol em bebidas

Interessados em realizar a análise devem entrar em contato por e-mail para agendamento e informações

há 3 horas

Publicado por Matheus Gaston

Publicidade
Laboratório da UEPG oferece teste de detecção de metanol em bebidas
Foto: Tierri Angeluci/UEPG
Publicidade

Aproximando cada vez mais o conhecimento de demandas emergentes da comunidade na qual está inserida, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) passa a ofertar teste de detecção da presença de metanol em bebidas alcoólicas. A análise é realiza no laboratório do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Ressonância Magnética Nuclear (Napi-RMN), vinculado aos Departamentos de Química (Dequim) e Física (Defis) da UEPG.

“As ações de pesquisa na universidade pública devem estar conectadas com as necessidades da sociedade e é por isso que a UEPG busca investir, para dar um retorno à população e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Diante da preocupação com a comercialização de bebidas contaminadas com metanol, a Universidade desempenha o seu papel social, oferecendo serviços de análise laboratorial que auxiliem na identificação dos produtos que são impróprios para o consumo e que oferecem risco à saúde pública”, afirma o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da UEPG, professor Renê Francisco Hellman.

De acordo com a professora Bárbara Celânia Fiorin, diretora de Pesquisa da UEPG e uma das responsáveis pelo Napi-RMN, o objetivo do grupo é impulsionar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras na fronteira do conhecimento. “Pretendemos gerar produtos tecnológicos no Paraná por meio da ampliação do uso da RMN de forma horizontal e em várias áreas do conhecimento. Além disso, utilizar o equipamento no atendimento às demandas da sociedade, como no combate à criminalidade e a disseminação de drogas ilícitas, bem como no controle de qualidade de produtos”, destaca.

As análises são feitas pelo Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear. Conforme a professora Jacqueline Aparecida Marques, que atua diretamente com o equipamento, ele é muito utilizado pela UEPG na identificação de compostos naturais ou sintéticos, sendo um dos equipamentos mais eficazes para a detecção de adulteração de bebidas alcoólicas, por exemplo. “O(a) interessado(a) em realizar a análise deverá entrar em contato com o Laboratório de RMN da UEPG, através do e-mail rmn@uepg.br, para agendamento e informações”, completa.

Mantendo o viés acadêmico, a análise é realizada por alunos do Programa de Pós-graduação em Química: André Luis Kerek, Raphaela Pereira Guaringue, Larissa Kozan, Eduardo Protachevicz e Vinicius Monteiro Schaffka. Também fazem parte do Napi-RMN os professores Ruben Aucaise Estrada e Adriano Gonçalves Viana.

Com informações da Assessoria de imprensa

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Menos de 1% da população de Ponta Grossa tem nanismo, aponta estimativaOutubro verde reforça a luta por conscientização e por acessibilidade para condição que afeta menos de 1% da população local.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Laboratório da UEPG oferece teste de detecção de metanol em bebidas | D'PontaNews