há 2 horas
assessoria

A deputada estadual Mabel Canto (PP) esteve nesta quarta-feira (04) fiscalizando o andamento das obras da nova sede do Colégio Estadual Professor Iolando Taques Fonseca, na região do Los Angeles, em Ponta Grossa. A parlamentar atendeu a um pedido da população que cobrou informações sobre o andamento da construção.
"Estivemos mais uma vez aqui, onde será o novo Colégio, cumprindo nosso papel de fiscalizar. A novidade é que a obra está na fase das fundações. Esse trabalho deve durar por todo o mês de fevereiro", contou Mabel Cantou.
Em conversa no local com o engenheiro responsável pelos trabalhos, a deputada também foi informada de que, após esse período, os blocos que formarão o Colégio começarão a chegar em Ponta Grossa. "Esses módulos estão sendo produzidos na cidade de Guaramirim (SC), sede da empresa que é responsável pela construção. Quando isso acontecer é que efetivamente a estrutura do Colégio passará a tomar forma", detalhou Mabel Canto. A execução do projeto é realizada por um consórcio formado pelas empresas Polibox Construção Modular, com sede em Santa Catarina, e Arch'3 Arquitetura e Construção, de Cascavel (PR).
O novo Colégio vem sendo construído em um terreno de 7,2 mil metros quadrados, localizado entre as ruas Professor Fábio Fanuchi e Padre Rafael Romão. O imóvel contará com 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos, incluindo uma quadra poliesportiva coberta.
O investimento, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) do Governo do Paraná, passa de R$ 23 milhões. "Minha luta por esse Colégio não é de hoje. Desde 2019, quando assumi como deputada estadual, me comprometi a garantir o acesso a Educação mais perto de casa para nossas crianças e adolescentes", relembrou Mabel Canto. "Inclusive, na época, nos trouxemos o então secretário estadual de Educação, Renato Feder, até a cidade para ver de perto a situação", reforçou a parlamentar.
Até 2020, o Colégio funcionava em um espaço cedido pela Prefeitura de Ponta Grossa. No entanto, o imóvel teve que ser devolvido. Desde então, as aulas foram transferidas para um prédio emprestado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Jardim Carvalho, a quase oito quilômetros do local onde a nova sede está em construção. O deslocamento dos estudantes depende de transporte escolar.
A nova instituição de ensino deverá oportunizar atendimento a cerca de um mil estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e também do ensino médio. "E eu vou seguir fiscalizando até esse sonho se tornar realidade", concluiu Mabel Canto.