há uma hora
Publicado por Matheus Gaston

Com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): construção, proteção social e resistência”, a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) realizou, na última segunda-feira (01º), a abertura oficial da 3ª Mobilização Municipal do Dia Nacional da Assistência Social.
A solenidade reuniu autoridades do município, profissionais da rede socioassistencial, usuários dos serviços e representantes de entidades parceiras. Na oportunidade, foi lançado o Memorial da Assistência Social, uma plataforma online que reúne documentos, fotos, legislações e personagens que fizeram parte da trajetória da política pública no município, desde o período pós-Constituição de 1988 até os dias atuais.
“Quando observamos a linha do tempo do nosso memorial, vemos que nada foi construído da noite para o dia. Prefeitos, gestoras e equipes técnicas diferentes, cada qual contribuindo de maneira singular, sob diferentes legislações, contextos sociais e desafios históricos. Mas uma coisa permaneceu: a defesa da assistência social como política pública de direito, estruturada na Constituição, normatizada pela LOAS, organizada nacionalmente pela PNAS e operacionalizada pelo SUAS”, destaca a presidente da FASPG, Tatyana Belo.
De acordo com a presidente, hoje o município chega à celebração dos 20 anos do SUAS com uma rede estruturada, serviços tipificados, controle social atuante, profissionais comprometidos e usuários que constroem, com sua participação, o sentido real da proteção social. “A Assistência Social em Ponta Grossa é fruto da luta coletiva. É história, é território, é direito — e segue sendo construída todos os dias por trabalhadores, gestores, entidades e pela população que dela necessita e a transforma”, avalia.
Disponível na internet, toda a comunidade pode acessar e também contribuir com o acervo, enviando documentos, fotos e registros históricos por meio de um formulário online.
Durante a solenidade, duas profissionais que tiveram papel essencial na construção e consolidação da política de assistência social no município foram homenageadas. O prêmio destinado a reconhecer o compromisso de unidades e serviços com a defesa dos direitos assistenciais agora leva o nome da assistente social Carla Buhrer Salles Rosa.
A outra homenageada foi a assistente social e professora da UEPG, Lenir Ap. Mainardes da Silva, que dá nome à Medalha Municipal de Educação Permanente do SUAS, que será destinada aos trabalhadores que se destacarem no ano pelas atividades de Educação Permanente, a partir de 2026.
A 3ª Mobilização Municipal do Dia Nacional da Assistência Social segue até a próxima sexta-feira (05) - clique aqui e confira a programação.
Com informações da PMPG