há uma hora
Assessorias

O Mutirão de Saúde em Ponta Grossa, organizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), ocorre neste sábado (29) para complementar as ações do Novembro Azul e do Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS, que será na próxima segunda-feira (1º). O atendimento será das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento, e foca em consultas, exames e testes rápidos em três Unidades de Saúde e nos terminais de Nova Rússia, Uvaranas e Oficinas.
As Unidades de Saúde que sediarão o mutirão são a Rômulo Pazzinato, a Luis Conrado Mansani e a Cyro de Lima, localizadas ao lado dos Terminais de Nova Rússia, Uvaranas e Oficinas, respectivamente.
O público será atendido por ordem de chegada e poderá usufruir de diversos serviços de saúde:
Consultas de Enfermagem: Incluem orientações e solicitação de exames.
Vacinação: Atendimento nas salas de vacinas.
Testes Rápidos: Aferição de pressão arterial e de glicemia.
A presidente da FMS, Liliam Brandalise, afirma que a iniciativa complementa as atividades realizadas ao longo do mês com os pacientes das Unidades e visa atender principalmente o público que não consegue buscar assistência durante a semana.
Em um esforço para ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce, equipes do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estarão mobilizadas nos mesmos horários (8h às 14h) nos terminais de transporte coletivo.
Os profissionais levarão as campanhas de saúde à comunidade, realizando testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
As ações buscam conscientizar sobre a importância do cuidado integral à saúde do homem e reforçam as políticas contínuas de prevenção ao HIV/AIDS. Apesar dos avanços no tratamento, a atenção constante da sociedade é fundamental para o combate ao vírus.