há 22 minutos
Publicado por Matheus Gaston

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (SMIP) anunciou, na última quarta-feira (19), uma nova linha para o transporte coletivo. A partir do próximo dia 1º de dezembro, entra em operação a nova linha Terminal Oficinas – Imperial, que passará a atender a região do Jardim Imperial, Recanto Verde, Jardim Pontagrossense, Vila Cipa e entorno. Outras duas linhas recebem alterações em seus itinerários: Shangrilá e Baraúna – esta última vai beneficiar o Jardim Aroeira.
A criação da linha Imperial marca a inclusão de uma comunidade que, até então, não contava com o serviço de ônibus urbano. O novo itinerário fará a ligação entre os bairros Oficinas e Cará-Cará, passando pelas comunidades Campo Belo, Recanto Verde, Nova Ponta Grossa e Vila Cipa, utilizando a nova ligação viária na Rua Anna Eliza Zanon (Cipa – Campo Belo), e terá seu ponto final no Terminal Oficinas, proporcionando conexões mais rápidas e eficientes com outras regiões da cidade, inclusive com o Centro.
Além da novidade, a Prefeitura de Ponta Grossa também implementa melhorias em outras duas linhas, visando atender demandas da população e otimizar as rotas. No bairro Contorno, a linha Shangrilá teve seu percurso ajustado e inclui melhorias para o embarque e desembarque dos usuários que se dirigem à Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa, garantindo mais acessibilidade e comodidade às pessoas com deficiência.
Já a linha Baraúna passa a atender, em todas as suas viagens, a região do Jardim Aroeira. Esta rota também foi otimizada, principalmente no sentido do terminal ao bairro, trazendo mais agilidade ao percurso.
Segundo a SMIP, a viabilização da linha Oficinas – Imperial foi possível graças à recente conclusão da obra de ligação entre a Vila Cipa e o Residencial Campo Belo. Construída por meio de medida compensatória, sem custos diretos para os cofres públicos, a via — que inclui uma ponte sobre o arroio Olarias — representou um investimento de R$ 1,5 milhão.

A nova ligação reduziu a distância entre os pontos em cinco quilômetros e, além de facilitar o tráfego em geral, permitiu uma conexão mais rápida para os usuários do transporte coletivo via Terminal Oficinas. A obra criou as condições ideais para a implantação desta nova linha de ônibus.
Com informações da Assessoria de imprensa