há 2 horas
Heryvelton Martins

O Museu Municipal de Ponta Grossa Aristides Spósito, sediado na histórica Mansão Villa Hilda, passa a contar com um novo Regimento Interno a partir desta semana. O Decreto nº 26.240/2026, assinado pela prefeita Elizabeth Schmidt, detalha as normas de funcionamento, segurança e ética que visam proteger o patrimônio cultural da cidade.
Conforme o novo regulamento, o museu — vinculado à Secretaria Municipal de Cultura — tem como finalidade a guarda, pesquisa e conservação de todo acervo sob sua jurisdição. O documento estabelece proibições rigorosas, como a retirada de peças sem autorização e a comercialização de qualquer item das coleções.
Para garantir a integridade das peças, o regimento introduz normas específicas para o público:
Proibições: É vedado fumar, comer ou beber próximo ao acervo, assim como portar bolsas e sacolas.
Manejo e Registros: Visitantes não podem tocar nas peças e fotos ou filmagens só são permitidas com autorização prévia da direção.
Agendamentos: Visitas de grupos devem ser marcadas com antecedência, informando faixa etária e quantidade de participantes.
Acesso: A entrada de animais é proibida, exceto nos casos previstos em lei, como cães-guia.
A estrutura administrativa será composta por um gerente e uma equipe técnica contendo, no mínimo, um museólogo habilitado, um historiador e pedagogos. O plano museológico — ferramenta estratégica de planejamento — deverá ser revisado a cada cinco anos para garantir a modernização da unidade.
O museu segue funcionando na Rua Júlia Wanderley, nº 936, prédio tombado como Patrimônio Cultural do Paraná. Toda a divulgação de eventos da unidade agora deverá utilizar a hashtag oficial #vivaculturaempontagrossa.