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Ponta Grossa

PRF solicita instalação de novos radares na 'Souza Naves' e na 'Presidente Kennedy'

Pedido feito à CCR PRVias é embasado em estudos técnicos e estatísticas de acidentes e infrações

há 3 horas

Matheus Gaston

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PRF solicita instalação de novos radares na 'Souza Naves' e na 'Presidente Kennedy'
Foto: Ilustrativa/Prefeitura de Cuiabá
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A Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Ponta Grossa solicitou a instalação de dois novos radares nas avenidas Souza Naves e Presidente Kennedy. As vias correspondem aos trechos urbanos das BRs 373 e 376, respectivamente. O pedido foi encaminhado à CCR PRVias, concessionária que administra as duas estradas.

De acordo com Luis Fernando Berteli, chefe da delegacia, a solicitação foi feita dentro do Plano de Exploração de Rodovias (PER) e tem como base estudos e estatísticas da corporação a respeito de acidentes e infrações registradas nas duas rodovias.

A PRF pediu a instalação de um radar fixo no KM 484 da BR-376, sentido Curitiba, próximo ao viaduto do Núcleo Santa Paula, ponto considerado crítico pela corporação. Segundo Berteli, outros três equipamentos já estão em funcionamento nos KMs 481, 483 e 485. "A proposta é que exista um conjunto de radares para manter a velocidade constante, dentro do limite da via", explica.

O outro ponto sugerido para instalação é o KM 173 da BR-373, sentido Norte, próximo à passarela Ernesto Degraf. Além da ocorrência de atropelamentos, Berteli aponta que a PRF já constatou a relação entre a velocidade incompatível com a via e acidentes registrados no local.

Confira no mapa os radares já em operação e os pontos sugeridos pela PRF para instalação do equipamento:

Próximos passos

A CCR PRVias confirmou ao D'Ponta News que recebeu a solicitação da PRF de Ponta Grossa e que a corporação também sugeriu a instalação de radares fixos em outros 22 locais ao longo dos quase 570 quilômetros de rodovias administradas pela concessionária. A empresa também informou que já substituiu 13 radares que estavam em operação e que irá mais implantar mais quinze até maio de 2026, conforme previsto no contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A concessionária ainda relevou que um estudo técnico está em execução para identificar o comportamento e as características do fluxo de veículos, como velocidade média no trecho, presença de pedestres, proximidade de curvas e visibilidade.

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