há 3 horas
Matheus Gaston

A Secretaria Municipal Turismo (SMT) vai contratar uma empresa para realização de espetáculo pirotécnico nas festividades do Réveillon 2026, em Ponta Grossa. A queima de fogos vai ocorrer no Lago de Olarias e terá duração de 10 minutos. O investimento de R$ 254,8 mil inclui materiais, equipe técnica, execução e limpeza pós-evento.
Segundo o edital, os itens utilizados no show deverão ser sem estampido e de baixa intensidade. O documento ainda prevê a aquisição de diferentes conjuntos de fogos de artifício. A SMT justifica que os objetivos do pregão eletrônico vão além de manter uma tradição cultural.
“O evento também exerce papel relevante no fortalecimento da economia local, uma vez que atrai grande público e impulsiona setores como alimentação, comércio e serviços, dinamizando a cadeia produtiva do turismo. Trata-se, portanto, de iniciativa que transcende o caráter recreativo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, diz a pasta.
No Réveillon 2025, o espetáculo no Lago de Olarias também teve 10 minutos de duração e foi realizado pela Faraoh Comércio de Fogos e Shows, de Mandirituba. O custo do contrato estabelecido com a Prefeitura de Ponta Grossa foi de apenas R$ 52 mil, valor aproximadamente cinco vezes menor do que a proposta deste ano. Confira a tabela de itens a seguir:
A reportagem do D’Ponta News solicitou uma explicação à SMT a respeito do aumento expressivo no custo do espetáculo pirotécnico de um ano para o outro. Até a publicação deste texto, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
A empresa contratada terá que disponibilizar dois profissionais com carteira de blaster pirotécnico para operação dos fogos. O serviço deverá ser acompanhado integralmente por um brigadista habilitado e equipado, segundo o edital. Um croqui detalhado do espaço do espetáculo também precisará ser apresentado, com indicação do entorno, disposição dos artefatos, área de isolamento e extintor.
Os materiais utilizados na queima de fogos e o show precisam atender normas de segurança previstas no Inmetro e em lei e decreto municipais, além de recomendações do Corpo de Bombeiros e de portaria da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições do Paraná (DEAM). O edital ainda exige que o espetáculo seja a prova de condições meteorológicas adversas.
A abertura das propostas inscritas no pregão eletrônico ocorre no dia 02 de dezembro, às 09h. O critério de julgamento será menor preço, de acordo com o edital.