há 2 horas
Heryvelton Martins

A reforma e manutenção da Maria Fumaça, histórica locomotiva localizada no Centro de Ponta Grossa, entra em nova fase sob a responsabilidade do Sesc Estação Saudade, que busca revitalizar esse importante patrimônio cultural da cidade. Conforme a gerente executiva do Sesc, Mônica Diniz de Souza, em entrevista ao D'Ponta News, o processo está na etapa de análise documental das empresas que apresentaram propostas para a obra.
“Estamos na fase de análise documental das empresas, temos três empresas que apresentaram proposta, nesta fase é analisado se cumprem os requisitos estabelecidos em edital. Tão logo seja finalizado esse processo, avançamos para homologação do processo e início da execução dos serviços”, afirmou.
A locomotiva, símbolo de uma época marcante da história ferroviária e do desenvolvimento regional, receberá os cuidados necessários para garantir sua conservação e também para continuar a ser um ponto de referência cultural e turístico.
A movimentação da Maria Fumaça para a Estação Saudade faz parte de um projeto que visa resgatar e valorizar um importante símbolo do patrimônio ferroviário da região dos Campos Gerais, fortalecendo a identidade cultural local.
A iniciativa conta com investimento previsto de até R$ 1,39 milhão e um prazo de execução de até 12 meses
Vale destacar que após a reforma, a Maria Fumaça será realocada no Sesc Estação Saudade, que fica ao lado do terminal central. O objetivo é que ela dure ainda mais tempo em um local com segurança e proteção contra água e sol.