{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Prefeitura cancela edital para construção de nova sede de escola em Ponta Grossa

Unidade fica na Vila Catarina Miró; parecer jurídico aponta que licitação já não correspondia à real necessidade e que continuidade do processo deixaria de atender ao interesse público

há 38 minutos

Matheus Gaston

Publicidade
Prefeitura cancela edital para construção de nova sede de escola em Ponta Grossa
Foto: Reprodução/Google Street View
Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação (SME) revogou a licitação que iria contratar uma empresa para a construção de um novo prédio para a Escola Municipal Catarina Miró, no bairro Órfãs. O investimento previsto era de R$ 13,5 milhões. A decisão foi publicada na última sexta-feira (28), no Diário Oficial do Município.

De acordo com o documento assinado por Joana D'Arc Panzarini Egg, secretária municipal de Educação, a revogação foi fundamentada em razões de interesse público. Conforme a decisão, um "fato superveniente" tornou a licitação inoportuna para a Prefeitura de Ponta Grossa.

Um parecer jurídico emitido pela advogada Daniele Cristina Bahniuk Mendes, na última quinta-feira (27), aponta que, após a divulgação da Concorrência nº 37/2025, a SME identificou que a licitação já não correspondia à real necessidade da pasta. Com isso, a pasta optou pela revogação, justificando que "a continuidade da contratação deixaria de atender ao princípio da eficiência e ao interesse público".

Ainda conforme o documento, não foram identificadas ilegalidades no procedimento licitatória e a desistência "preserva a legalidade, a eficiência e a responsabilidade na gestão pública".

Detalhes

A licitação publicada em 12 de novembro previa a demolição da atual estrutura da escola municipal e a construção de uma nova edificação. De acordo com estudo técnico preliminar (ETP) anexo ao procedimento licitatório, as más condições de conservação das instalações impediam apenas a reforma do espaço.

De acordo com o documento, o principal objetivo da obra era garantir mais segurança e bem-estar aos estudantes e funcionários, além de atender toda a demanda de alunos em tempo integral. Segundo nota da SME enviada ao D'Ponta News antes da revogação do edital, a partir de 2026, a escola municipal passaria a atender cerca de 500 crianças de 0 a 10 anos de idade.

Além disso, segundo o comunicado, o novo espaço teria 20 salas de aula, um Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC), pátio coberto, espaços para atividades pedagógicas e ambientes de lazer. Atualmente, a unidade possui 124 alunos matriculados.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Feira reúne discos de vinil e CDs neste sábado em Ponta GrossaEvento será realizado em uma galeria na região central e terá itens novos e usados, além de nacionais e importados
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia