há 2 horas
Publicado por Lucas Ribeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, na manhã desta sexta-feira (30/1), no CBV Hospital dos Olhos, em Brasília. O petista chegou à unidade hospitalar por volta das 7h30 e saiu às 10h02. As informações são do Metrópoles.
De acordo com o Palácio do Planalto, o procedimento ocorreu sem intercorrências. “Ele permanecerá esta sexta-feira e o fim de semana na Granja do Torto. Retorna às atividades de rotina na segunda-feira (2/2)”, diz o comunicado.
Na véspera da cirurgia, Lula passou por exames preparatórios. Ele cancelou compromissos que estavam previstos para ocorrer na quinta — uma visita à Carreta da Mulher, em Brasília — e na sexta-feira, quando faria uma viagem ao Quilombo Kalunga, em Cavalcante (GO).
Nos últimos dois dias, o Palácio do Planalto não divulgou a agenda pública do petista.
Associada ao envelhecimento, a catarata provoca visão embaçada, ofuscamento e dificuldade para enxergar cores. A cirurgia é considerada segura, rápida e de baixa complexidade. Em 2020, Lula havia passado pelo mesmo procedimento, também sem complicações.
Aos 80 anos, o presidente foi submetido a pelo menos quatro procedimentos médicos desde assumiu o mandato, em 2023. No episódio mais recente, o chefe do Planalto passou por uma cirurgia de emergência após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro de 2024, enquanto cortava as unhas do pé.
Dois meses depois, após relatar dores de cabeça, exames identificaram uma hemorragia intracraniana decorrente do acidente. O presidente foi transferido de Brasília para São Paulo e submetido, em 9 de dezembro, a uma cirurgia de emergência. Na ocasião, ele passou por um procedimento de trepanação, no qual são feitas pequenas perfurações no crânio.