há 2 dias
Matheus Gaston com informações da AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) se reuniu com o vice-presidente da Nissin Foods, Iwao Kato, na última quarta-feira (10), para tratar da instalação da planta da multinacional japonesa em Ponta Grossa. A expectativa é que o avanço de tratativas garanta a inauguração da fábrica ainda no início de 2027, segundo publicação feita nas redes sociais por Sandro Alex, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL).
O encontro entre representantes do Governo do Paraná e da Nissin Foods também teve a participação do cônsul-geral adjunto do Japão, Rei Oiwa, e do vice-governador Darci Piana (PSD). Com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, a nova planta foi anunciada em dezembro de 2023 e será a terceira da fabricante de macarrão instantâneo no Brasil. A empresa tem unidades em Gloria do Goitá (PE) e em Ibiúna (SP).

A construção da fábrica ocorre no KM 164 da PR-151. O complexo industrial terá mais de 413 mil metros quadrados, com 68,2 mil m² de área construída. Em junho deste ano, o Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a licença de instalação da planta, que autoriza a implementação do empreendimento de acordo com as especificações que constam em planos, programas e projetos aprovados anteriormente.
Segundo o documento do IAT, a previsão é que a fábrica produza aproximadamente 3,6 milhões de unidades de macarrão instantâneo por dia. De acordo com o Governo do Paraná, a produção será no formatos pacote e copo (cup noodles). "Com a construção desta nova fábrica em Ponta Grossa, o grupo visa atender à crescente demanda por macarrão instantâneo no Brasil, fortalecer a produção de produtos para exportação e expandir sua linha de produtos para incluir categorias além do macarrão instantâneo, aumentando ainda mais os lucros", ressalta a Nissin Foods em comunicado publicado em 2023.
Outra expectativa é a de criação de oportunidades no mercado de trabalho. O empreendimento deve gerar mais de 550 empregos diretos na região. "Esta conquista do Governo do Paraná representa a maior planta da empresa no mundo. Estamos trabalhando na logística da planta e para garantir sua inauguração para início de 2027", escreveu o secretário Sandro Alex nas redes sociais.