há 2 horas
Publicado por Matheus Gaston

Os parques estaduais administrados pelo Instituto Água e Terra (IAT) são quadros representativos da diversidade natural do Paraná. Há paisagens que vão de praias e manguezais a montanhas, campos e florestas, quase tudo encravado na Mata Atlântica. Atualmente, são 28 Unidades de Conservação (UCs) abertas à visitação.
Refúgios de biodiversidade, destinos de lazer, pesquisa e educação ambiental que conectam milhares de visitantes à natureza em todas as regiões do Estado. Sobre elas, há muitas curiosidades. O IAT preparou um guia com algumas delas para reforçar o convite: conheça o patrimônio natural do Paraná.
O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é a Unidade de Conservação mais antiga do Paraná. Criado em 1953, é um dos mais impactantes cartões-postais do Estado. Famoso pelas formações rochosas de arenito, esculpidas pela ação dos ventos e das chuvas ao longo de 600 milhões de anos, além das Furnas e da Lagoa Dourada de águas cristalinas.
Recentemente ele foi incluído na plataforma Natural Parks, da Embratur, que marca um novo capítulo na promoção internacional. Os Campos Gerais abrigam ecossistemas raros e espécies emblemáticas da fauna e da flora paranaense, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a jaguatirica. Além de suas belezas naturais, a região preserva a memória de comunidades tradicionais e da cultura tropeira.
Serviço
Horário: de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h.
Entrada: a partir de R$ 60
O Parque Estadual Ilha das Cobras, localizado na Baía de Paranaguá, é a Unidade de Conservação mais nova que poderá receber visitação, criada por decreto em 2018. Possui 52 hectares e foi criado para ser uma unidade de proteção integral, preservando um importante remanescente de Mata Atlântica e servindo como parada de tartarugas marinhas. O local, que antigamente funcionava como casa de veraneio de governadores, está em reforma para abrigar a futura Escola do Mar, um centro de educação ambiental e pesquisa que visa unir o saber tradicional caiçara à inovação e tecnologia.

A maior Unidade de Conservação aberta ao público é o Parque Estadual Pico do Marumbi, com uma área de 8.745 hectares que atravessa três municípios :Morretes, Piraquara e Quatro Barras, margeando a Serra do Mar. Berço do Montanhismo no Brasil”, o local abriga picos históricos como o Pico Olimpo (1.539 m) e o Salto dos Macacos, além de trechos da histórica Ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Serviço
Horário: diariamente das 5h às 17h
Entrada: gratuita
O Bosque Papa João Paulo II, em Curitiba, é uma área verde de 4,8 hectares encravada no núcleo político do Estado, o Centro Cívico. Inaugurado em 1980, celebra a presença polonesa na capital. Há, inclusive, um memorial dedicado à imigração dos europeus, com casas típicas de tronco de pinheiro em forma de aldeia. O parque também abriga a Capela à Virgem Negra de Czestochowa (padroeira da Polônia), um museu agrícola e exposições sobre a cultura, trajes típicos e artesanato polonês, como as famosas pêssankas – ovos pintados à mão em filigranas (especialmente para saudar a Páscoa).

Serviço
Horário: diariamente, das 8h às 17h30
Entrada: gratuita
Originalmente criado como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), o Parque Estadual da Cabeça do Cachorro, fica em São Pedro do Iguaçu, na região Oeste, e tem 126,46 hectares. Idealizada para proteger um dos últimos remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual Submontana da região, a UC tem esse nome em razão do formato da área, que se assemelha à cabeça de um cachorro.

Serviço
Horário: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30
Entrada: gratuita
O Salto São Francisco é a principal atração do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, reconhecido como a maior cachoeira do Sul do Brasil, com 196 metros de altura. Localizado entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, o parque foi criado em 2010 e é um importante local de preservação da Mata Atlântica. Nesse contexto, a Ilha do Mel também aparece com vocação aquática pelas praias e surfe.

Serviço
Horário: de quarta a segunda-feira, das 8h às 17h
Entrada: gratuita
O Parque Estadual Pico Paraná é a unidade que protege a maior montanha do Sul do Brasil: o Pico Paraná, com 1.877 metros de altitude. Localizado entre Campina Grande do Sul e Antonina, o local abriga outras grandes elevações como os Picos Caratuva e Itapiroca, por isso é considerado o principal destino para montanhistas no Estado.

Serviço
Horário: diariamente, com portaria 24h
Entrada: gratuita
Com informações da AEN