Durante o programa ‘Manhã Total’, do D’Ponta, que aconteceu nesta terça-feira (11), o Diretor do Departamento de Saneamento Ambiental da Prefeitura de Ponta Grossa, Allan Henrique de Araújo, discutiu o tema do descarte de resíduos na cidade, os avanços e também como a população pode participar dos programas de reciclagem do município.
De acordo com o diretor, o conceito de resíduo abrange materiais que podem ser reaproveitados: “O resíduo é aquilo que pode ser reaproveitado para outras coisas. Dividimos os resíduos em algumas categorias. Aquilo que é passível de reciclar e aquilo que não é possível reciclar”. Ele também explicou quais materiais são recicláveis e quais não são: “Os reciclados são o papel, plástico, vidro, metal e orgânico. Já os rejeitos, que não são passíveis de reciclar, são os materiais de higiene pessoal”, informou.
A entrevista também abordou a conscientização da população sobre a reciclagem. Allan comentou sobre a participação da comunidade nesse processo: “Hoje a gente vive uma grande luta para tornar as pessoas sensíveis ao meio ambiente. O que vemos são pessoas insensíveis que fazem o descarte incorreto, não participam do programa de coleta seletiva. Contudo, de maneira gradativa estamos avançando com isso, mas ainda temos muito a melhorar”, pondera.
De acordo com dados recentes sobre o aterro sanitário da cidade, apresentados por Allan, cerca de 50% dos resíduos descartados são recicláveis. “Ontem eu estava olhando um estudo do nosso aterro que nos dá o percentual de cada material que vai para o aterro. Em torno de 50% do material que vai para o aterro, é material reciclável. Temos muito o que melhorar”, destacou o diretor.
A coleta de materiais recicláveis em Ponta Grossa é realizada através de três associações locais: a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro de Uvaranas (Acamaruva), Associação dos Catadores de Material Reciclável de Oficinas (Acamaro) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Nova Rússia(Acamaru), no bairro Sabará. “A coleta de materiais recicláveis em Ponta Grossa chega em umas das três associações que temos no município através da coleta municipal”, explicou Allan.
O diretor informou que existem dois principais programas de reciclagem na cidade, a Coleta Seletiva e o Feira Verde. A coleta seletiva atende 50% da área urbana e algumas áreas rurais. Já o Feira Verde, que conta com pontos espalhados pela cidade e também na zona rural, permite que os moradores troquem resíduos recicláveis por produtos. “O Feira Verde tem em diversos pontos espalhados pela cidade, tanto na área urbana quanto na área rural, no qual as pessoas separam esse resíduo e levam até o ponto para trocar por alguma coisa”, explicou Allan.
Já em relação a Coleta Seletiva de resíduos, há um caminhão que passa pelos bairros em determinados dias e horários. Para aqueles que desejam que o caminhão de coleta recolha os materiais, Allan aconselhou: “Primeiro, o ideal é fazer a segregação dos materiais da maneira correta, separar os materiais recicláveis e, de preferência, já deixar eles higienizados, e embalar em um saco de preferência transparente. O ideal é colocar esse saco logo pela manhã porque é somente um caminhão que faz esse trabalho. Mas também os coletores recolhem em outros sacos de lixo comum”. Além disso, ele ressaltou que o óleo de cozinha também é reciclável, sendo recebido pelas associações, mas deve ser descartado de maneira adequada, em garrafas PET e não em potes de vidro.
Para acompanhar os dias e horários que o caminhão passa na sua residência, clique aqui.