Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

“A cidade que tem um turismo forte costuma ser desenvolvida”, afirma Walter Ruppel

2024-03-11 às 15:54

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (11), o empresário, guia turístico e de comboios Walter Ruppel falou sobre o turismo nos Campos Gerais e a sua pré-candidatura a vereador em Ponta Grossa.

Turismo forte e pré-candidatura a vereador

Walter aponta que o turismo forte fortalece a economia do município e que é um forte atrativo para novos investimentos. “A cidade que tem o turismo forte é uma cidade desenvolvida, porque todos os outros segmentos são beneficiados com a vinda de mais pessoas para ela. O turista frequentará a farmácia, o posto de gasolina, hotel e mercado, além de outros comércios do município”, afirma.

Ele pontua que é pré-candidato a vereador em Ponta Grossa para trabalhar no fortalecimento do turismo local durante os próximos quatro anos. “O meu projeto é voltado ao fortalecimento do turismo na cidade e eu quero me dedicar para colocá-lo em prática [caso eu seja eleito vereador]”, explica.

Forte procura pelo turismo na região

Segundo Ruppel, a região dos Campos Gerais é muito forte em recursos naturais e pontos turísticos para atrair pessoas de diferentes lugares. “Atualmente, as pessoas buscam mais a realização desse turismo na natureza, que é mais tranquilo e saudável. Essa procura tem aumentado muito e nós recebemos aqui ônibus de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro”, ressalta. “São em média 50 pessoas para ficar três dias em Ponta Grossa e isso é fantástico para a economia local. Porém ainda existem muitas coisas para melhorar para que essas pessoas sejam melhor recebidas, então o trabalho é bastante amplo”, complementa.

Ele aponta que ainda existem muitos locais com potencial turístico a serem explorados na região. “Trabalhando nesse sentido, você irá criar ainda mais atrativos naturais na nossa região. Tem muitas pessoas que têm a sua fazenda ou seu sítio com uma queda d’água maravilhosa e ainda não pensou que aquilo pode agregar valor para a sua propriedade, levando pessoas para conhecê-la”, pondera.

Girando o Mundo

O Programa Girando o Mundo é focado em expedições de carro para destinos turísticos na América do Sul. Nestas viagens, cada família ou grupo de amigos viaja com seu próprio veículo para desbravar as belezas do continente. “Nós chegamos há pouco do Ushuaia, que foi uma viagem de 35 dias em que rodamos 13.700 km por várias cidades da Argentina e do Chile”, afirma.

A próxima viagem que será realizada pelo Girando o Mundo é em abril com o destino no Deserto do Atacama, no Chile. “É uma viagem de 23 dias em que desbravamos o norte da Argentina, realizamos a travessia da Cordilheira dos Andes, do Deserto do Atacama e vamos até o litoral do oceano Pacífico”, explica. Para as expedições realizadas pelo Girando o Mundo não existe a necessidade de o veículo possuir tração nas quatro rodas, ou seja, ser 4×4. “É possível fazer parte do nosso comboio com um carro de passeio, então não existe a necessidade de o carro ser 4×4 e estar ‘super equipado'”, complementa.

Em julho, o Girando o Mundo realizará uma expedição para a Patagônia, na Argentina. “Nós vamos para uma vila de montanhas, chamada Villa Pehuenia, que está a 380 km aproximadamente de Bariloche. Ela é uma pequena vila com aproximadamente 4 mil habitantes e possui um parque de neve administrado pelos índios mapuches e é mais frequentado pelos turistas nacionais, durante as férias de julho”, ressalta. “Nós ficamos quatro dias na vila, mas fazemos a viagem em 23 dias, porque vamos conhecendo cidades maravilhosas no caminho como Santa Fé e Corrientes “, finaliza.

Serviço

Para saber mais sobre as aventuras de Walter Ruppel acesse: @programa_girando_o_mundo. O seu telefone para contato é: (42) 9 9972-0891.

Confira a entrevista completa: