Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

“A ozonioterapia traz inúmeros benefícios aos pacientes”, explica a Dra. Acylina

2023-08-17 às 16:49

A médica, escritora e palestrante, Dra. Acylina Barros, comentou sobre a ozonioterapia, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (17).

Ozonioterapia 

A ozonioterapia é um método terapêutico que utiliza os gases ozônio e oxigênio para tratar problemas de saúde. Ela pode auxiliar no tratamento de doenças osteomusculares como osteoartrite, bursite, síndrome do túnel do carpo, hérnia de disco ou distúrbio da articulação temporomandibular.

“Ela é uma terapia fantástica que, quando desempenhada por profissionais aptos e responsáveis para praticá-la, traz inúmeros benefícios aos pacientes”, explica a Dra. Acylina. “A ozonioterapia é um tratamento em que misturamos um gás medicinal, que é o ozônio, em uma concentração determinada com o oxigênio para benefícios medicinais, através do auxílio de diversos tipos de doença”, acrescenta.

Diferentes formas de aplicação

A médica também destaca que o gás pode ser utilizado em diferentes formas de aplicação. “O ozônio é uma forma mais reativa do oxigênio, e esse gás é misturado ao óleo quando existe uma aplicação tópica ou misturado em alguma solução, então existem diversas vias de aplicação”, aponta.

A Dra. Acylina apontou alguns benefícios que esses tratamentos podem trazer aos pacientes. “A utilidade disso é relacionada aos diversos tipos de doença, porque o ozônio possui uma ação antimicrobiana, antisséptica e antiviral. Então ele inibe o crescimento de microrganismos, ao mesmo tempo que estimula o sistema imunológico e diminui os fatores de atividade inflamatória, além de possuir uma capacidade oxidante, que estimula os mecanismos de antioxidação do nosso corpo”, ressalta.

Ela também comenta sobre a forma como é realizada a ferramenta. “Existe uma ferramenta que pega o oxigênio medicinal provoca uma descarga elétrica e parte desses átomos de oxigênio se rearranjam na forma de ozônio. A partir disso, esse ozônio atua no corpo e nas doenças”, explica.

Por que a ozonioterapia é alvo de tantas críticas?

A ozonioterapia é alvo de algumas críticas e existe um debate, na sociedade, sobre a eficácia e segurança desses tratamentos. “Isso acontece, porque o tipo de informação que foi passada nas redes nacionais foi amplamente distorcido e enviesado, então as pessoas foram mal informadas sobre isso”, pondera a Dra. Acylina.

Ela também questiona se esse tipo de tratamento é interessante para a indústria farmacêutica. “A quem interessa um tratamento que é relativamente barato e resolve dores e problemas, que se não fossem tratados o paciente dependeria de remédios?”, questiona. “Isso não interessa para a indústria farmacêutica e para as grandes corporações. O ozônio é um gás que está na natureza e não pode ser patenteado. Dessa forma, é extremamente importante que a população tenha acesso a essas informações, porque o número de pesquisas relacionadas à ozonioterapia vem crescendo muito”, finaliza.

Serviço

Você pode acompanhar os conteúdos da Dra. Acylina Falavinha Barros no seu instagram.

Confira a entrevista completa: