Domingo, 18 de Maio de 2025

“A recomendação é de que pacientes a partir dos 45 anos realizem a colonoscopia de forma preventiva”, afirma Dra. Lie Hirata

2023-09-14 às 14:09

A médica endoscopista, Dra. Lie Mara Hirata, explicou sobre o exame de colonoscopia, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (14).

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que visualiza o intestino grosso até chegar ao delgado. Ela é indicada para as pessoas que possuem dores abdominais, intestino preso, diarreia e para casos de sangramento nas fezes.

“Ela é um exame de imagem que fazemos a introdução do aparelho através do ânus e é feita uma análise do cólon no intestino grosso. Então o exame é considerado preventivo e é muito importante que sejam realizadas campanhas para a divulgação dele”, explica a Dra. Lie.

A partir de quando começar a fazer esse exame?

Segundo a especialista, a partir dos 45 anos o exame deve começar a ser realizado independente de existir ou não algum sintoma. “Se o paciente tiver algum histórico familiar, pessoal ou algum sintoma isso deve ser antecipado. O atendimento deve ser individualizado, mas independente de qualquer sintoma a recomendação é de que a partir dos 45 anos o exame seja realizado de uma forma preventiva”, assegura.

A Dra. Lie comenta que existe uma resistência por parte dos homens em relação a esse exame e é importante desmistificar isso, porque o exame é uma importante ferramenta de prevenção da doença. “Ele não é um exame confortável de ser realizado, porém o benefício de fazê-lo é maior que esse desconforto”, pondera. “Existem algumas lesões que conseguimos identificar de forma precoce e conseguimos resolver naquele momento da colonoscopia”, acrescenta.

Consequências de uma lesão

Ela explica que quando a lesão cresce é necessária uma intervenção cirúrgica ou outros tipos de tratamentos mais invasivos para o paciente, e por isso é muito importante realizar a prevenção.

“Então se o paciente demora para fazer esse exame e com o passar dos anos a lesão aumenta, ela poderá evoluir para um quadro cirúrgico. Em casos que ela é maligna, o paciente necessita fazer quimioterapia e radioterapia, de forma que o tratamento fica muito mais invasivo, prolongado e com maior risco de complicação”, pontua.

Sintomas que fazem com que o exame seja antecipado

A especialista ressalta que existem alguns casos e sintomas específicos que fazem com que o acompanhamento através da colonoscopia seja antecipado.

“Se o paciente tem histórico familiar de algum parente de primeiro grau que já teve caso de câncer, principalmente se foram tumores precoces com menos 45 anos, nós adiantamos até em 10 anos o início desse rastreio”, afirma. “Nós também temos pacientes mais jovens e até mesmo crianças que realizam o exame devido a alguns sintomas. Se o paciente possuir sangramentos, anemia, dores abdominais, algum exame de imagem com alteração suspeita e diarreia, acabamos solicitando a colonoscopia para investigar”, finaliza.

Serviço

Você pode conferir os conteúdos da Dra. Lie Mara Hirata no instagram.

Confira a entrevista completa: