O médico cirurgião, emergencista e presidente da Dr. Salva, Dr. Rafael Vieira de Castro, e o médico cirurgião e vice-presidente da Dr. Salva, Dr. Nikolas Alexandre Vieira de Castro, abordaram telemedicina, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (9).
Dr. Salva
Com preços acessíveis para todos os públicos, a Dr. Salva oferece planos para o atendimento de famílias – nas situações de urgência ou emergência, por meio da central de regulação médica 24h, incluindo atendimento presencial com ambulância, se necessário – e para empresas, com cobertura de atendimento pré-hospitalar, garantindo a proteção dos colaboradores e clientes a qualquer hora do dia. Clique aqui para saber mais sobre os planos.
Telemedicina
Um dos serviços oferecidos é a telemedicina, que consiste em consultas e atendimentos online através da central de regulação da empresa, que funciona 24 horas por dia com médicos plantonistas. A Lei nº 14.510 de 2022 autorizou a prática dela em todo território nacional.
“A telemedicina faz parte da evolução da ciência e ela veio para ficar. Ela foi um grande achado durante a pandemia e depois permaneceu, com o surgimento da lei em 2022, que a regulou”, explica o Dr. Rafael. “Na verdade, a telemedicina já era praticada há muito tempo, ela só não havia sido formalizada como uma lei”, acrescenta.
O Dr. Nikolas destaca que anteriormente à pandemia havia uma certa resistência dos médicos em relação à prática. “Durante a pandemia, a telemedicina popularizou e a população meio que foi ‘forçada’ a aderi-la para que não ficasse sem atendimento médico nesse período”, pondera. “Naquele período, com toda a demanda de saúde que existe, se as pessoas tivessem que ir presencialmente ao médico e aos pronto atendimentos [existiria uma superlotação]”, complementa.
Telemedicina de urgência e emergência
O foco da telemedicina da Dr. Salva é prestar serviços de urgência e emergência, para aquelas pessoas que necessitam de atendimento médico por alguma enfermidade naquele momento.
O Dr. Rafael comenta sobre a diferença da telemedicina de especialidades e a telemedicina de urgência e emergência. “Existe a telemedicina de especialidades, que você pode consultar desde um cardiologista até um clínico geral, e é realizada de uma forma eletiva, ou seja, você faz o agendamento prévio e é algo que você pode esperar”, afirma. “O que a gente faz é a telemedicina de urgência e emergência, ou seja, se você não acordou bem e está gripado, resfriado ou com alguma enfermidade realizamos o atendimento. Nós utilizamos uma plataforma de consulta por chamada de vídeo, e conseguimos fazer inclusive o exame físico do paciente por ela”, ressalta.
Facilidade no atendimento
O Dr. Nikolas explica que alguns pacientes, que possuem a idade mais avançada, estão gostando do atendimento através da telemedicina. “Algumas pessoas idosas possuem maiores dificuldades no deslocamento até uma unidade de saúde, e esse atendimento por chamada de vídeo tem facilitado bastante o atendimento para elas”, aponta. “A telemedicina veio para facilitar o acesso à saúde, para essas pessoas que têm dificuldade de mobilidade ou que estão em locais distantes e têm dificuldade de chegar até a unidade da saúde”, acrescenta.
Serviço
A Dr. Salva se localiza na R. Dom Pedro I, 662 – Oficinas e o telefone para contato é: (42) 3010-1104.
A empresa é acessível a todos os públicos e possui planos a partir de R$ 24,90.
Você também pode conferir o serviço da empresa através do site doutorsalva.com.br
Acesse também o Instagram: @doutorsalva
Confira a entrevista completa: