Sábado, 03 de Maio de 2025

ACIPG recebe entidades regionais para celebrar Dia do Associativismo

2025-05-02 às 10:47

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu, na última quarta-feira (30), representantes de associações comerciais que compõem a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro do Paraná (CACICPAR), para celebrar o Dia do Associativismo e debater temas ligados à entidade e ao desenvolvimento da região.

O encontro foi liderado pelo presidente da CACICPAR, Kiko Proença, e Giorgia Bin Bochenek, presidente da ACIPG, e estiveram presentes representantes de associações comerciais, como o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Castro (ACECASTRO), Ricardo Cardoso Filho; Julio Cesar Boeno, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Reserva; Luiz Magno de Queiroz Vieira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Sengés; e Silmara de Jesus Guimarães, representando a Associação Comercial e Industrial de Telêmaco Borba.

Durante o evento, Kiko Proença reforçou o propósito de unificação e fortalecimento das associações. “Nossa entidade assumiu um propósito: a valorização e o fortalecimento da região. Quando uma associação faz um evento, um lançamento de campanha, quero que todos participem. Eu viajo muito, mas mesmo assim me dedico ao associativismo porque acredito que, fortalecendo os negócios de todos, eu também me fortaleço”, afirmou.

Proença destacou a importância da colaboração coletiva. “Sozinho, não faço nada. Quero que todos se envolvam, porque aqui todos têm a mesma importância. Queremos que esse círculo continue, com novos líderes no futuro”, disse.

Giorgia Bin Bochenek, presidente da ACIPG, enfatizou que a associação é um espaço de todos. “A ACIPG é a casa de todos nós. Ponta Grossa tem uma estrutura maior, mas aprendemos muito com as cidades menores. Vocês são sempre bem-vindos, e queremos que as próximas reuniões aconteçam nas cidades de vocês”, declarou.

Ela reforçou a importância do trabalho em conjunto para o crescimento da região. “Não podemos pensar individualmente. O aeroporto de Ponta Grossa, por exemplo, beneficia toda a região. Precisamos cooperar para crescer. Quando me perguntam por que me envolvo tanto, digo: se a gente não participar, outros decidirão por nós”, afirmou.

Giorgia também destacou a mudança cultural necessária para fortalecer o associativismo. “Desde que assumimos, aumentamos de 1.600 para 2.300 associados, mas é um trabalho árduo. Mudar a cultura é difícil, mas estamos focados em mostrar o valor real de uma associação: não só benefícios e descontos, mas um ambiente de negócios fortalecido”, concluiu.

O evento reforçou o compromisso das entidades em promover a integração regional e o desenvolvimento econômico por meio do associativismo.

da assessoria