O secretário Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Andre Luis Pitela, comentou sobre a Usina Termoelétrica a Biogás (UTB) da cidade, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (12).
UTB
A Usina Termoelétrica a Biogás foi inaugurada no início de 2021, com o objetivo de receber resíduos orgânicos, coletados por um caminhão 100% elétrico, e transformá-los em biogás, através do processo de biodigestão.
“Ela é a primeira usina pública do Brasil. Hoje somos um município que possui as coletas normal, seletiva e orgânica”, destaca Pitela. “Essa coleta de orgânico se transforma em energia, fazendo com que esse resíduo deixe de ir para o aterro, aumentando a sua vida útil”, complementa.
Segundo o diretor, este processo também auxilia no abastecimento das Unidades Básicas de Saúde de Ponta Grossa. “Este processo salva vidas, porque abastece as 40 UBS do município, a UPA Sant’Ana, o prédio público, o Edifício Guaíra e ela mesma”, ressalta.
Ponta Grossa autossustentável com energia renovável
A busca por tornar Ponta Grossa autossustentável em energia renovável é um dos objetivos do projeto. “Estamos com um projeto de expansão para atender 100%, tornando o município autossustentável em energia renovável”, pondera Pitela.
O desenvolvimento de uma usina fotovoltaica para a produção de energia solar também é um projeto do município, neste processo de busca por torná-lo autossustentável, segundo o diretor. “Temos outros projetos também como a usina fotovoltaica, que será desenvolvida no Aterro Botuquara, e já estamos com alguns processos avançados para nos tornarmos autossustentável com a UTB e mais a usina fotovoltaica com energia solar”, aponta o diretor.
Visita à usina
Para visitar a Usina Termoelétrica a Biogás é necessário entrar no site e agendar. “É como se fosse uma empresa, a gente trouxe a nossa experiência de fábrica para o público. Abrimos essa oportunidade para as pessoas conhecerem a usina que é delas, porque ela é pública”, finaliza Pitela.
Ela se localiza na Rua Arquiteto Nicolau Ferigotti, 300 – Uvaranas. O telefone para contato é: (42) 3220-0300.
Confira a entrevista completa: