Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024

Alergologista da O1 saúde destaca a importância da imunidade individual para crianças

2024-07-12 às 14:38

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (12), a médica alergologista, Dra. Leilane Hoffmann, comentou sobre as alergias respiratórias e alimentares, e ressaltou a importância da imunidade individual para crianças.

O1 Saúde quer que você viva melhor. Por isso, o Centro reúne especialidades médicas e serviços qualificados nas áreas de Otorrinolaringologia, Alergologia, ATM, Dor Facial, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Fonoaudiologia. Além de consultas e procedimentos clínicos, a O1 Saúde oferece exames rápidos e precisos, facilitando o diagnóstico e recuperação dos seus pacientes.

Mortalidade por vírus respiratório

A mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas ainda está alta devido à grande circulação do vírus sincicial respiratório (VSR). A análise é do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (11). O documento destaca que a mortalidade da SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante na faixa infantil de zero a dois anos e em idosos.

A alergologista pontua que muitos pacientes frequentam o consultório com rinite e asma, e as infecções respiratórias acabam vindo junto. “São vários fatores que estão relacionados ao aumento de infecções respiratórias e à imunidade dos pacientes. Cada vez mais vemos vírus e bactérias mais resistentes, então os agentes infecciosos acabam ficando mais potentes”, ressalta. “Esse fator faz com que se desencadeiem infecções que não eram tão comuns. Outro fator que é muito importante para a imunidade individual é a vacinação e após as polêmicas, durante a pandemia, alguns resquícios do negacionismo permaneceram na sociedade”, complementa.

Importância da imunidade individual

A Dra. Leilane aponta que a vacinação é extremamente importante para que as pessoas tenham imunidade individual e que, para quem está ligado à ciência, não existem dúvidas em relação à efetividade das vacinas. “Muitos fatores também são muito importantes para o desenvolvimento da imunidade individual nas crianças, como o aleitamento materno, hábitos saudáveis e afins. Isso pode ter uma influência nesses fatores [e ajudar as crianças nesse processo de proteção contra as patologias]”, pondera.

A especialista afirma que o aleitamento materno é um dos principais fatores que influenciam diretamente na imunidade individual da criança. “Em termos de imunidade e saúde para a criança, o aleitamento materno é um dos fatores mais importantes. Isso não significa que a criança que mama no peito não terá alergia no futuro, porém a chance de ter é menor e a tendência é de que sejam quadros menos graves”, ressalta.

Serviço

A Dra. Leilane Hoffmann atende na Clínica O1 Saúde, na R. Padre Ildefons, 475 – Centro, em Ponta Grossa; e o telefone para contato é: (42) 3122-9600.

CRM 31.064

Confira a entrevista completa: