Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

Alexandre Padilha e Enio Verri cumprem agenda em PG nesta segunda-feira (31)

2025-03-31 às 08:38

Nesta segunda-feira (31), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Ponta Grossa para cumprir uma agenda oficial, com foco na melhoria dos serviços de saúde e infraestrutura. O principal destaque da visita é a assinatura de um novo convênio entre a Itaipu Binacional e a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Entre as presenças confirmadas estão o diretor-geral brasileiro da binacional, Enio Verri, e o deputado federal Aliel Machado – o parlamentar, juntamente com a ministra Gleisi Hoffmann, foram os responsáveis pela articulação para a assinatura do convênio.

O convênio visa o fortalecimento da estrutura hospitalar da cidade, com recursos destinados à melhoria no atendimento e à expansão de serviços. O evento ocorrerá às 18h30, no pátio do Edifício Central da Santa Casa, localizado na Rua Dr. Francisco Burzio, 774, no Centro de Ponta Grossa. A parceria entre a Itaipu Binacional e a instituição promete contribuir para a redução dos tempos de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir mais eficiência no atendimento à população.

A principal obra prevista é a construção de uma casamata para a instalação de um acelerador linear, equipamento essencial para os tratamentos de oncologia. A estrutura será construída nas dependências do novo Hospital do Câncer da Santa Casa, localizado no terreno do antigo Hospital Evangélico de Ponta Grossa. A medida responde à necessidade da Santa Casa, que é habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia pelo Ministério da Saúde e atende, em média, 1.700 pacientes oncológicos mensais pelo SUS

O novo acelerador linear, estimado em R$ 12 milhões, será essencial para aprimorar o tratamento de pacientes da região, uma vez que a infraestrutura atual não atende totalmente à demanda. A obra da casamata, que exige especificações técnicas rigorosas, garantirá a instalação e operação desse equipamento de última geração, além de proporcionar condições mais adequadas para o atendimento de pacientes e profissionais de saúde.

O ministro da Saúde cumpre, ainda, compromissos em outras cidades do Paraná. Pela manhã, ele estará em Maringá, onde participará da reabertura da sala de vacinação e da câmara fria da Central de Distribuição de Imunobiológicos, além de entregar caminhões do convênio “Expansão das Unidades de Valorização de Recicláveis” (UVRs). À tarde, em Londrina, Padilha anunciará um investimento em energia solar para unidades de saúde, em parceria com a Itaipu Binacional e a FEMIPA (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).