Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025

Alexandre de Moraes ganha escultura feita por artista de PG

Artista já teve obras distribuídas para autoridades e personalidades da mídia, e vende para diversos países
2025-08-25 às 16:40

O talento do artista pontagrossense André Luíz Waiga, de 41 anos, ganhou destaque nacional após a notícia de que ele foi o responsável pela criação de uma das dez esculturas que serão entregues como troféu a personalidades que se destacaram no cenário brasileiro. O primeiro agraciado foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que recebeu a peça durante a XXIII Semana Jurídica 2025, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Waiga, que começou sua jornada na arte amadoramente há cerca de uma década, surpreendeu a si e ao mercado com a boa aceitação de seus primeiros trabalhos. “Fiquei surpreso com a boa aceitação do mercado”, conta o artista, que desde então se dedica integralmente à produção de suas obras. Seus trabalhos já chegaram às mãos de figuras públicas como o filósofo Luiz Felipe Pondé e o neurocientista Pedro Calabrez, e até mesmo a OAB Nacional encomendou peças para celebrar os 35 anos da Constituição Federal, distribuídas a autoridades dos Três Poderes.

A notoriedade de Waiga não se restringe somente ao Brasil. Suas esculturas são vendidas recorrentemente para países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França e Austrália. O artista enfatiza que dedica o mesmo empenho a cada peça, independentemente de quem seja o comprador. “Independentemente do nível social, financeiro ou cultural das pessoas que adquirem meu trabalho, eu procuro dedicar o mesmo empenho em cada uma das esculturas que eu faço, sem distinção”, destaca.

A escultura de Alexandre de Moraes é uma das dez peças encomendadas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) para presentear personalidades que se destacaram no cenário nacional. A primeira foi entregue ao ministro de Moraes, e as demais serão definidas ao longo deste ano.

Detalhes da obra

A obra, um busto do Ruy Barbosa em baixo-relevo em formato de troféu, foi a escolhida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O objetivo, segundo o Instituto, é homenagear personalidades brasileiras que de alguma forma se destacaram. A entrega da primeira peça a Alexandre de Moraes ocorreu no evento do TCE-SP.