O aromaterapeuta e líder do ‘Óleos Essenciais doTerra’ em Ponta Grossa, Rodrigo dos Passos Moreira, compartilhou os benefícios da aromaterapia e dos óleos essenciais para ansiedade e depressão, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (13).
Aromaterapia
A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que utiliza o aroma e as partículas liberadas por óleos essenciais para estimular algumas partes dos cérebro. “Ela é uma ciência milenar, que utiliza óleos essenciais desde antigamente no Egito. É um tratamento baseado na inalação [e outras formas de consumo] da essência das plantas. O óleo essencial nada mais é do que a defesa natural da planta”, explica Rodrigo. “É um tratamento 100% natural, que melhora o suporte ao sistema imunológico, de concentração e toda essa questão de saúde”, complementa.
Óleos essenciais 100% puros
Os óleos são extraídos de diversas partes da planta, de acordo com as suas particularidades. “Alguns óleos são extraídos da semente, folha, flor, do caule ou fruto”, afirma. A ‘doTerra’ possui alguns fazendeiros conveniados nos países de origem das plantas e faz a extração desses óleos. “Temos convênios e parcerias com diversos fazendeiros, que precisam seguir alguns protocolos para poder fornecer à ‘doTerra’. A planta precisa ser plantada em solo virgem, é feito todo um trabalho para realizar esta extração”, comenta.
A principal preocupação da empresa é em fornecer ao mercado o óleo 100% puro. “São realizados mais de 100 testes, para conseguir o selo do Certificado de Pureza Testada e Garantida (CPTG), e depois é distribuído para o mundo”, aponta Rodrigo. “Apenas 5% dos óleos essenciais comercializados no mundo são 100% puros, e nós estamos neste mercado”, destaca.
Benefícios
O inverno se aproxima e a preocupação com resfriados, gripes e afins é algo que incomoda as pessoas. Segundo o aromaterapeuta, os óleos essenciais podem auxiliar no reforço da imunidade durante este período. “Durante esta época do ano, com temperaturas baixas, temos o óleo ‘On Guard’, que é um blend de imunidade, e você pode fazer um xarope natural misturando ele com mel, por exemplo. Temos também o ‘Copaíba’, que também misturado com mel, pode ser ingerido durante o dia para aumentar a sua imunidade”, explica.
Para pessoas que possuem dificuldades em concentração e insônia, existem opções para auxiliá-las. “Temos o ‘Lavanda’, que é um calmante natural, e auxilia um melhor sono para a pessoa. Você pode utilizar através de um difusor ou passar diretamente na sola do pé ou umbigo, que são regiões que absorvem bem o óleo”, aponta.
Existem óleos para cada particularidade que a pessoa necessita, desde reforço à imunidade até casos mais específicos. “O óleo atua tanto na questão física quanto na questão emocional da pessoa”, afirma o aromaterapeuta. Para pessoas que estão querendo largar alguns hábitos como o de tomar refrigerante, os óleos também podem auxiliar neste processo. “Você pode adicioná-lo num copo d’água com gás ou num suco, é um produto 100% natural e trará benefícios, além de substituir o hábito”, destaca Rodrigo.
O aromaterapeuta comentou que pessoas que querem parar de fumar, por exemplo, podem utilizar um óleo de pimenta preta para auxiliá-las. “O óleo de pimenta preta pode ser utilizado para pessoas querem ‘largar’ o hábito de fumar. Você deixa de molho alguns palitos na pimenta preta e pode mascar durante o dia [ele não terá gosto de nada], porém quando você põe o cigarro na boca ele fica com um gosto insuportável”, explica.
Para controlar a fome e acelerar o metabolismo, para pessoas que querem emagrecer, além de também auxiliar a quem quer largar algum vício existe um blend de óleos específico para essas questões. “O ‘Smart & Sassy’ auxilia no aceleramento do metabolismo e tira ansiedade da pessoa em querer comer toda hora. Ele também auxilia pessoas que querem ‘largar’ algum vício como o hábito de beber ou fumar”, comenta Rodrigo.
Serviço
Você pode acompanhar o trabalho ou entrar em contato com o ‘doTerra’ através de seu instagram, ou através do whatsapp: (42) 99107-8588.
Confira a entrevista completa: