Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

Apicultor de PG destaca a importância das abelhas para os seres humanos

2023-12-20 às 15:20

O apicultor, Marcos Antonio Lima e Silva, esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (20), falando sobre a importância das abelhas para os seres humanos.

Proliferação das abelhas na primavera e verão

Marcos pontua que as pessoas estão cada vez mais invadindo o espaço das abelhas e elas soltam até cinco enxames por ano. “Então elas não possuem mais este espaço na natureza, porém precisam de uma árvore oca e escura para nidificar. A partir disso elas acabam vindo para a cidade buscando algum lugar com essas características para fazer o processo de nidificação”, afirma.

Ele aponta que quando as abelhas acham esse espaço dificilmente irão atacar alguém. “As abelhas só atacam para se defender, porém a abelha-rainha chega a botar de 2 a 3 mil ovos por dia. Então nessa época da primavera e verão, a proliferação aumenta muito”, ressalta. “Nesse período começam a aparecer algumas dificuldades. Quando um enxame chega próximo à sua casa ou a uma árvore próxima não existe um número específico para você chamar um profissional, que possa auxiliá-lo na resolução do problema”, acrescenta.

Remoção de abelhas e importância delas

O apicultor comenta que a maioria das pessoas quando passa por algum problema similar acaba telefonando para o Corpo de Bombeiros. “O problema, nesses casos, é que eles não têm destinação para essas abelhas. É crime ambiental você eliminar elas e na maioria dos casos não existe esta necessidade”, assegura. “Existem algumas exceções, porém em 98% dos casos é possível resgatar essas abelhas sem a necessidade de eliminá-las”, complementa.

Segundo Marcos, 80% da alimentação do mundo depende das abelhas. “Nessa porcentagem estão inclusos os seres humanos e os animais, que necessitam da polinização delas. Os cientistas apontam que sem as abelhas não existe vida no planeta”, afirma.

Alimentos produzidos pelas abelhas

Ele também acrescenta que as abelhas possuem uma grande importância na produção de alguns alimentos. “Além do mel, elas produzem a geleia real, o pólen e o própolis. O último funciona como um antibiótico natural, inclusive durante a pandemia as pessoas buscavam informações sobre o uso e a manipulação dele”, ressalta. “O própolis pode auxiliar as pessoas no aumento da imunidade”, pondera.

Trabalho do apicultor e procedimentos

O trabalho que o apicultor desempenha é o de administrar a colmeia e a saúde das abelhas com a finalidade de incentivar a produção de mel com qualidade.

Em casos de remoção de abelhas de determinados locais, o apicultor explica que não se deve utilizar fumaça para retirá-las. “Automaticamente elas acreditam que está pegando fogo na floresta, então elas enchem o abdômen de alimento para que quando partirem em retirada tenham uma reserva. Porém elas ficarão esperando o fogo chegar e não irão sair, então é algo que não se deve fazer”, afirma.

Em casos de ataque de enxame de abelhas, Marcos recomenda as pessoas a correrem. “Principalmente quando estamos falando sobre abelhas africanizadas, trabalhamos com uma distância de no mínimo 500 metros e isso deve ser realizado longe de animais e pessoas. Se tiver acontecendo um ataque, saia do local o mais rápido possível porque ela continua perseguindo dentro deste raio de 500 metros”, assegura.

Serviço

Você pode entrar em contato com o apicultor, Marcos Antonio Lima e Silva, pelo telefone: (42) 9 9826-2637.

Confira a entrevista completa: