Nesta segunda-feira (31), Ponta Grossa recebe, através de articulação do deputado federal Aliel Machado e da ministra Gleisi Hoffmann, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. A visita se deve à assinatura de um convênio com a Itaipu Binacional, que resultará em um significado investimento para a saúde dos Campos Gerais.
A principal obra prevista é a construção de uma casamata para a instalação de um acelerador linear, equipamento essencial para os tratamentos de oncologia. A estrutura será construída nas dependências do novo Hospital do Câncer da Santa Casa, localizado no terreno do antigo Hospital Evangélico de Ponta Grossa. A medida responde à necessidade da Santa Casa, que é habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia pelo Ministério da Saúde e atende, em média, 1.700 pacientes oncológicos mensais pelo SUS
O novo acelerador linear, estimado em R$ 12 milhões, será essencial para aprimorar o tratamento de pacientes da região, uma vez que a infraestrutura atual não atende totalmente à demanda. A obra da casamata, que exige especificações técnicas rigorosas, garantirá a instalação e operação desse equipamento de última geração, além de proporcionar condições mais adequadas para o atendimento de pacientes e profissionais de saúde.
Haverá também um anúncio de investimentos para a Maternidade SUS, para reforma do espaço, melhorando assim os atendimentos para crianças e mães.