Nesta terça-feira (03), a Disney e a Seda lançaram sua mais nova campanha, focada na linha de produtos para cabelos ‘Juntinhos’. A ação busca empoderar crianças negras e enaltecer seus cabelos crespos e cacheados, bem como reforçar a importância dos cabelos em todas as formas e estilos. Além do importante viés sobre representatividade, ela contou com as mãos de um ponta-grossense. O escultor Fábio Bechinski foi o responsável pela produção e pintura do busto da personagem que representa a campanha das marcas. Já a a colocação dos cabelos na personagem ficou por conta da empresa De Benguela.
Com 12 anos de experiência produzindo esculturas relacionadas a diversos temas, Bechinski detalhou ao D’Ponta News como foi trabalhar em conjunto com as empresas. “O meu contato com as empresas foi através da agência Soko que foi contratada pela Seda e pela Disney para gerenciar todo o processo. A Soko contratou a TUK Studios que é um estúdio de modelagem 3D no Rio de Janeiro e eu trabalho com eles na parte de produção e pintura”, conta.
Apesar de a campanha ter iniciado oficialmente na terça-feira, o escultor conta que passou todo o mês de setembro trabalhando no busto que representa a campanha. Com seu trabalho sendo veiculado em âmbito nacional, Fábio afirma que a obra lhe dá orgulho não só profissional, mas pessoal. “O sentimento ao apresentar meu trabalho em uma campanha dessa magnitude, com duas empresas gigantes como a Seda e a Disney, é uma mistura de orgulho e gratidão. É uma campanha que traz o incentivo e a inclusão de nossas crianças negras, valorizando e incentivando o cuidado com os cabelos afro, mostrando a igualdade entre todos”, conta. De acordo o artista, a obra inclusive já lhe trouxe feedback positivo. “Recebi mensagens de crianças negras dizendo que se viam representadas ali naquele trabalho e isso pra mim me trouxe muita gratidão”, relata. Uma das mensagens que chamou atenção do ponta-grossense foi justamente destacando a representatividade. “Eu estou muito apaixonada nessa arte, que trabalho incrível, me vejo nela e isso me deixa tão feliz. Obrigada”, escreveu o perfil de Clarinha Larchete.
“Uma princesa puxa outra”
Com a frase acima como mote, a campanha também utiliza a imagem da Princesa Tiana, do longa “A Princesa e o Sapo”, lançado em 2009 pela Disney. O foco no público infantil também mobilizou artistas brasileiros consagrados, como o ator Lázaro Ramos. Em vídeo divulgado em seu Instagram, ele, acompanhado de sua filha, Maria Antônia, fala sobre a importância da valorização dos cabelos.
O trabalho de Fábio Bechinski pode ser conferido em seu Instagram – clique aqui para acessar. Conheça o trabalho da TUK Studios clicando aqui.