Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

“As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo”, ressalta a cardiologista Dra. Taynara Nabozny

2024-03-07 às 16:14

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (07), a médica cardiologista, Dra. Taynara Nabozny, comentou sobre doenças cardíacas, prevenção e cuidados que as pessoas precisam ter no dia a dia.

Cardiologia e doenças cardiovasculares 

A cardiologia é uma especialidade médica que possui o foco no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam os grandes vasos e o coração. O conjunto de doenças do coração é o principal objeto de estudo do cardiologista.

A Dra. Taynara pontua que as doenças cardiovasculares merecem uma atenção especial das pessoas, porque normalmente são graves. “Ninguém quer ter uma doença cardiovascular, porém este é um problema de saúde pública. Quando vemos o ranking das doenças que mais matam no Brasil e no mundo, elas ocupam a primeira posição há décadas”, explica.

Ela aponta que as doenças isquêmicas do coração são a primeira causa de morte. “O infarto se enquadra nessas doenças, enquanto a segunda causa é o AVC [Acidente Vascular Cerebral]. Depois disso aparecem a DPOC, que é a doença pulmonar obstrutiva crônica, as infecções de vias aéreas e demais doenças e fatores externos, como os acidentes de trânsito”, complementa.

Prevenção de doenças cardiovasculares 

A especialista afirma que doenças como o infarto são multifatoriais, ou seja, possuem fatores de risco modificáveis e não modificáveis. “Um exemplo de fator não modificável é a predisposição genética [histórico familiar]. Os fatores modificáveis são aqueles que fazem parte de algumas escolhas e condições que as pessoas têm, como o tabagismo, obesidade e sedentarismo, que são fatores de risco”, ressalta.

A diabetes e a hipertensão também são fatores de risco para essas doenças cardiovasculares. “Elas não têm cura, porém existe como fazer o controle delas através do tratamento, para evitar que elas influenciem no surgimento dessas doenças cardiovasculares”, destaca.

No caso dos fatores de risco modificáveis, a cardiologista aponta que uma mudança de hábitos e estilo de vida possuem um papel muito importante na prevenção das doenças cardiovasculares. “O tabagismo, sedentarismo e a obesidade são fatores que podemos tirar das nossas vidas de uma forma com que o risco de desenvolver uma dessas doenças diminua. É um conjunto de fatores que pode contribuir para que o risco seja menor”, pondera.

Aterosclerose

A aterosclerose é a principal causa do infarto. Ele é uma doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. O infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, na maioria dos casos, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

“Essa doença é uma inflamação das artérias do nosso organismo e do coração, quando acomete as coronárias. O cigarro, colesterol elevado, sedentarismo, a pressão alta e o histórico familiar são fatores de risco para que se gere a inflamação dessas artérias. Elas vão formando placas de gordura que vão ‘entupindo’ ao longo do tempo”, finaliza.

Serviço

A Dra. Taynara Nabozny atende na R. Nilo Peçanha, 1361 – Estrela; e o telefone para contato é: (42) 3122-3150.

Você também pode conferir os conteúdos da cardiologista através do instagram e facebook.

Confira a entrevista completa: