Sábado, 05 de Julho de 2025

Asilo São Vicente necessita de contribuições após danos causados pelas chuvas

2023-10-31 às 14:39
Foto: D’Ponta News

A presidente do Asilo São Vicente de Paulo, Marcia Elaine Meller Schmidt, foi uma das entrevistadas no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (31), falando sobre os estragos causados na instituição pelas chuvas que caíram na região nos último dias.

Leia os principais pontos da entrevista:

A casa
O asilo inaugurado em 1926, possui 97 anos de história. A casa que abriga atualmente 108 idosos, sofre com os danos causados pela chuva. Marcia conta que os problemas começaram com um temporal que aconteceu no dia 12 deste mês, no qual foram descobertas duas alas.

Sem terem sido resolvidos os problemas causados por este primeiro temporal, no dia 26 uma forte chuva com granizo atingiu a cidade, causando danos a vários bairros, contabilizando mais de 8 mil pessoas afetadas pelo Corpo de Bombeiros.

Neste temporal do dia 26, o granizo entupiu as calhas do asilo, a chuva começou a entrar para dentro da estrutura e a equipe cuidadora teve que realizar uma ‘operação de guerra’ para retirar os idosos de seus quartos e colocá-los provisoriamente no salão social.

Reformas
A presidente do Asilo conta que uma das alas ainda está interditada e que, com o tempo chuvoso, não conseguem realizar os reparos que necessitam. Mesmo assim, ela diz que a comunidade e os empresários da cidade têm sido muito solidários. “Mas a nossa necessidade segue, pois vamos ter que fazer grandes obras nesses telhados”, completa.

No dia 26, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, esteve na instituição, juntamente com a Defesa Civil para averiguar os estragos. Marcia diz que mesmo com as ajudas recebidas, a estrutura quase centenária, que já precisava de reparos, agora precisará passar por grandes reformas, portanto seguem na luta pela liberação de projetos que já estavam em andamento, antes mesmo dos temporais, para que estas restaurações possam ser feitas.

Ela ainda ressalta que os problemas estão lá 24 horas por dia, pois o asilo não para seu funcionamento e os idosos residem no local. Marcia ainda diz que precisam se programar para que as reformas sejam feitas por blocos, pois o funcionamento deve continuar nas outras áreas do prédio.

Ajudas
Apesar das reformas necessitarem da ajuda de autoridades políticas, a comunidade pode ajudar com “materiais de construção, materiais de limpeza. “Todo tipo de ajuda é bem vinda”, declara Marcia. Além disso, a população também pode contribuir com doações em valores através do Pix para um fundo com o intuito de promover um reparo completo no prédio todo.

Ela alerta que o asilo não envia pessoas nas residências pedir ajuda e contribuições e também não possui vendedores ambulantes para arrecadar recursos para a instituição. Qualquer pessoa que estiver fazendo algo do tipo e informar estar trabalhando em prol da casa, trata-se de golpe.

A chave pix da instituição para contribuições é o CNPJ 80.233.737/0001-93. Quem quiser contato para maiores informações pode telefonar  3224-0827 ou 99949-1521.

Confira a entrevista na íntegra: