Assistente social Izabelle Castelari fala sobre a corrida do Esquadrão da Vida que acontece no dia 15 | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

Assistente social Izabelle Castelari fala sobre a corrida do Esquadrão da Vida que acontece no dia 15

2023-11-08 às 11:23
Foto: D’Ponta News

A assistente social da Associação Esquadrão da Vida, Izabelle Antunes Castelari, foi uma das entrevistadas no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (08) e falou sobre a corrida realizada pela instituição e que acontece na próxima semana.

Leia os principais pontos da entrevista:

A assistente social conta que a Associação é uma comunidade terapêutica que, neste ano, completa 45 anos de atuação em Ponta Grossa. “Nós trabalhamos com o acolhimento para dependentes químicos, trabalhamos com homens de 18 a 59 anos. As famílias que sofrem em decorrência da dependência química podem nos procurar, nós oferecemos suporte”, declara Izabelle.

Ela conta que o projeto para a corrida foi proposto para divulgar ações relacionadas às drogas, porque, segundo ela, existe um tabu sobre o assunto. “Muitas vezes as pessoas têm a ideia de que se não falarem sobre o assunto, não vai chegar na família delas, que não existe o problema”, diz Izabelle.

No entanto, atualmente, todos conhecem alguém que sofre com o problema de dependência química, e além do dependente, os familiares também sofrem junto, diz a assistente social. Existem estudos que comprovam que para cada dependente “outras quatro pessoas podem ficar doentes junto”, por isso a instituição trabalha na restauração de famílias inteiras, assinala Castelari.

O objetivo da corrida é falar sobre o que é o Esquadrão da Vida e porque é necessário pensar sobre drogas, declara. Ela diz que a instituição realiza várias atividades durante o ano e a corrida, em especial, acontece no mês de novembro, como um evento festivo para comemorar o aniversário da Associação.

A corrida acontece na próxima semana, no dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, e contará com as categorias de 3 km, 5 km e 10 km além de caminhada de 3 km. As inscrições vão somente até sexta-feira (10) e podem ser realizadas através do link, com o custo de R$70,00 e a doação de 1kg de alimento. A inscrição dá direito a retirada de um kit corrida, contendo camiseta, chip de cronometragem, número de peito, medalha de participação e hidratação durante a prova, além de premiação para os cinco primeiros ganhadores de cada categoria por idade. Além da corrida para adultos, também tem a Corrida Kids, com medalha de participação e número de peito, com o custo de inscrição de R$30,00, conta Izabelle.

Conheça o trabalho realizado pela Associação Esquadrão da Vida através das páginas no Instagram e Facebook.

Confira a entrevista na íntegra: