Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

“Associativismo é transformar o concorrente em parceiro”, afirma Adriana Mendonça, responsável da pasta do segmento na ACIPG

2023-04-19 às 18:39

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (19), a responsável pela pasta de Associativismo, Bairros e Núcleos da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Adriana Raquel Lourença Mendonça, comentou sobre a importância do associativismo para a sociedade empresarial.

Adriana explica que o associativismo é como um mecanismo de trabalho onde pessoas, ou empresas neste caso, se reúnem pra resolver problemas que atingem a todos. “Em vez de trabalharmos lutando por conquistas separadamente, lutamos juntos. Unidos, poupamos energia para conseguir chegar no final, no bem comum, e todos se beneficiam. A primeira pergunta é: se eu posso  fazer qualquer coisa para chegar em um objetivo, se eu posso fazer isso em grupo, porque fazer sozinho? Por que não pensar no bem de todos? É transformar o concorrente em parceiro”, afirma.

Segundo a responsável pela pasta do segmento, a ACIPG já trabalha há muito tempo com este viés do associativismo, mas nesse período de pandemia foi necessário repensar e nós iniciamos, através do nosso gerente institucional Gilmar Denck, um estudo muito profundo sobre o associativismo. Estamos colocando para rodar o programa Associar, que nasceu desse estudo, baseado de toda essa experiência que a gente teve dentro da ACIPG”, pontua.

Adriana ainda explica que hoje também existe a formação de Câmaras de Desenvolvimento dentro da Associação Comercial, que é uma forma organizada de praticar o associativismo entre grupos de empresários da cidade.

Para saber mais sobre a ACIPG, acesse o site  ou entre em contato pelo telefone: (42) 3220-7200. A sede da Associação está localizada na Avenida Visconde de Taunay, 1855, Ronda. 

Confira a entrevista completa: