A Sanepar afirmou que o sistema de abastecimento de água em Ponta Grossa está operando com “baixa pressão”, o que resulta em falta de água em várias regiões da cidade. Apesar de o abastecimento ter sido restabelecido em 90% da população após obras na adutora do Rio Pitangui, muitas áreas continuam enfrentando problemas de fornecimento devido a uma baixa pressão no sistema que segue em recuperação.
– Baixa Pressão e Intermitência: A Sanepar explicou que a baixa pressão e intermitência são resultado do processo de recuperação do sistema. Clientes sem caixa-d’água adequada podem sentir oscilações no fornecimento.
– Caminhões-Pipa: A empresa está utilizando caminhões-pipa para auxiliar a população em pontos extremos da rede.
– Normalização Prevista: A expectativa era que o abastecimento fosse normalizado até a noite de quarta-feira, mas até o momento, não houve confirmação oficial sobre o cumprimento desse prazo.
O D’Ponta News entrou em contato com a Sanepar questionando sobre a quebra de uma peça na adutora, o que poderia atrasar as obras e, consequentemente, o retorno da água. Até o momento, não houve retorno da empresa.
Diversos bairros continuam sem água, incluindo Boa Vista, Jardim Carvalho, Santa Paula, Ronda, Oficinas, Uvaranas e Nossa Senhora das Graças. Outras regiões como Chapada, Portal do Norte, Borato, Los Angeles e Sabará também enfrentam problemas de abastecimento.
– Discussão com o MP/PR: O Ministério Público do Paraná discutiu possíveis sanções contra a Sanepar, além de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC)[1].
– Ordem Judicial: Uma juíza determinou que a Sanepar reestabeleça o abastecimento em um prazo de 24 horas, sob pena de multa diária e bloqueio de ativos financeiros[4].