O Procon da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou uma ação nesta quarta-feira (12), no calçadão. A atividade teve o objetivo de descentralizar o acesso da população a serviços prestados pelo órgão, além disso, a equipe do Procon prestou orientações e registrou denúncias dos consumidores.
De acordo com informações obtidas pela equipe de jornalismo do D’Ponta, em um ranking que inclui dez empresas, quando se considera os segmentos, os bancos lideram a lista de reclamações registradas no Procon, totalizando 273 denúncias. Na sequência, as empresas de telefonia também apresentam um número significante, com 164 denúncias, ficando em segundo lugar do segmento de denúncias. Os dados são referentes ao primeiro bimestre de 2025 (janeiro e fevereiro).
Das dez empresas, mapeamos quais são as cinco que mais possuem reclamações junto ao órgão. No mês de janeiro, a Tim (42 denúncias) e a Oi (35 denúncias), ambas empresas de telefonia, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Em terceiro ficou a Sanepar com 33 denúncias, já os Bancos BMG (26) e o Bradesco (19), fecham o ranking de denúncias. Já no mês de fevereiro, a Tim continua na liderança, com 43 denúncias. Seguido por Banco Pan (34 denúncias), Itaú Unibanco (30 denúncias), Oi (27 denúncias) e Banco Agibank, em quinto lugar com 26 denúncias.
A repórter Camila Souza entrevistou o Coordenador do Procon, Naim Filho, para compreender em quais casos a população deve buscar o órgão, como fazer denúncias, além de trazer orientações, confira na íntegra:
O Procon de Ponta Grossa está localizado na Rua Balduíno Taques, nº 445, no segundo andar do edifício Guaíra, no centro da cidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 12h às 17h. Para mais informações entre em contato no telefone (42) 3220-1045 ou no e-mail [email protected].
Por Camila Souza.