Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025

Banda Casa Cantante lança gravação de show cênico nesta quinta-feira (28)

2024-11-28 às 11:35
Divulgação

A Banda Casa Cantante, formada pelos artistas Juliani Ribeiro e Joãozinho, lança digitalmente nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, às 20h, no canal do YouTube, o show cênico ‘Saudades da minha terra’, com participação do ator Eduardo Godoy. O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura e operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, com produção da Estratégia Projetos Criativos.

Ao som da música raiz, a apresentação une contação de histórias, música e lembranças do passado, através de um diálogo intergeracional, a fim de construir e preservar uma memória identitária local. No enredo é contada a história de um retirante que, na década de 1950, deixa seu sítio no Roxo Roiz para tentar a vida na cidade grande, conhecendo espaços marcantes de Ponta Grossa como o Ponto Azul, Clube Dante Alighieri, Mansão Villa Hilda e a Cervejaria Adriática. Com aproximadamente 40 minutos de duração, o espetáculo também relembra paisagens e o cotidiano da área rural no século passado.

Juliani Ribeiro, vocalista e compositora da Banda Casa Cantante, vê o projeto como uma forma de manter sempre viva a memória de muitos ponta-grossenses que também deixaram seu ‘rancho fundo’ em busca de uma vida melhor na cidade grande. “A Banda sempre fez música para crianças de todas as idades, sendo elas de 0 a 120 anos, e poder fazer um projeto tão bonito e tão cuidadoso para o público que é criança há mais tempo é gratificante. Estamos ansiosos para ver a opinião do público sobre a escolha das canções, o cenário e a própria história”, comenta.

O repertório do espetáculo, além de ser uma homenagem aos grandes nomes da Música Popular Brasileira, com canções de Chitãozinho & Xororó, Roberta Miranda, Almir Sater, Luiz Gonzaga e Sérgio Reis, entre outros, também inclui a música ‘Passarinhos’, de autoria da Banda Casa Cantante e gravada no primeiro CD do grupo. Além da música e da história, o show cênico também utiliza de elementos da linguagem típica ponta-grossense.

Para Joãozinho, cantor, violonista e compositor da Banda, a gravação do show cênico é uma experiência muito gratificante, pois permite apresentar para as novas gerações os sucessos que marcaram a época. “Todas as escolhas musicais foram pensadas para garantir uma narrativa que fosse verdadeira, acolhedora e emocionante, e acredito que conseguimos alcançar isso. Poder apresentar para o nosso público infantil músicas como ‘Rancho Fundo’ e ‘Majestade, Sabiá’ permite que a música e a memória permaneçam sempre vivas”, afirma.

O projeto é realizado pela Banda Casa Cantante e conta com produção executiva da Estratégia Projetos Criativos, apoio da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) e incentivo da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal operacionalizado em Ponta Grossa pela Secretaria Municipal de Cultura. A gravação foi realizada na Fazenda Pedra Verde, com captação de áudio de Tarcísio Marenda Studio e captação e edição de imagens da ALB Vídeo. O vídeo conta com intérprete de Libras e legendas, garantindo acessibilidade a pessoas surdas ou com baixa audição.

Da assessoria