Ao falar sobre a participação da Diocese de Ponta Grossa no Projeto Igrejas-Irmãs desde 2013, o bispo da Prelazia de Lábrea (AM), Dom Santiago Sànchez Sebastian, garantiu que a realidade da missão está se expandindo cada vez mais a toda a Diocese. Por intermédio do projeto, sacerdotes diocesanos são enviados à Amazônia. O primeiro, padre José Lauro Gonçalves Gomes, ficou lá de janeiro de 2013 a outubro de 2016. Padre José Nilson Santos o substituiu, chegando em 2016 e regressando em 2022. Atualmente, padres da Diocese administram a Paróquia São João Batista, em Canutama, e a Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, pertencente à paróquia e que se localiza no KM 70, a 70 quilômetros de Porto Velho (RO).
“A casa do quilômetro 70 é uma casa ampla para receber quem queira conhecer, ver a experiência e se questionar se Deus está chamando para ir para lá. É um trabalho muito bom que estão realizando na Prelazia. O atendimento da paróquia, do interior, das áreas ribeirinhas, da área missionária. Realmente estão muito empenhados e devo ressaltar o trabalho que estão fazendo com a juventude. Padre Fábio (Sejanoski) com os jovens realiza algo admirável. O trabalho é grande, as tarefas são muitas, mas, o que estão fazendo realmente ‘na vinha’ é muito importante e espero, um grande fermento, uma grande semeada, que espero que tenha uma safra muito abundante”, avalia Dom Santiago.
Muito da abrangência da parceria missionária com a Diocese se deve ao bispo Dom Sergio Arthur Braschi, garante Dom Santiago. “Conheci Dom Sergio sob o tema das igrejas-irmãs. Estive com ele em vários contatos oficiais porque ele era da ação missionária do Regional e eu também, e ainda em diferentes congressos. Ele (Dom Sergio) tem um espírito missionário e não um espírito episcopal de se fechar em sua Diocese, qualidade muito positiva nele. Também visitou a missão e o povo ficou encantado com ele. Viram um bispo preocupado, próximo e realmente comprometido, buscando, enviando os sacerdotes que precisamos. Pelo que conheço, sua tarefa na Diocese foi ótima. Vai deixar pegadas bem marcadas que, tomara, todo o clero e o próximo bispo possam ver”, espera o bispo da Prelazia.
Estão na Prelazia de Lábrea os padres Osvaldo Pinheiro, Fábio Sejanoski e Sílvio Mocelim, além do diácono Metódio Retexim e sua esposa Vera. Padres Osvaldo e Fábio são pároco e vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Canutama, e, padre Sílvio e o casal foram os responsáveis pela edificação da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, que fica às margens da Rodovia Transamazônica.
da assessoria