O Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, o Tenente-Coronel Rafael Lorenzetto, em declaração ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (23), contou que as equipes registraram mais de 300 chamados para incêndios florestais nessa quinta-feira (22).
Conforme explica, são feitas triagens dos chamados com maior prioridade para o atendimento das equipes. “As ocorrências de incêndios florestais são ocorrências diferenciadas”, afirma, dizendo que ocorrências clínicas demandam aproximadamente 20 minutos das equipes, enquanto os incêndios florestais demandam mais tempo; e conta que, em um dos atendimentos ontem, a equipe permaneceu por nove horas no combate às chamas.
“Durante a semana inteira tem sido assim, em virtude das condições climáticas severas”, expõe, e diz que essas ocorrências são desgastantes até mesmo para os profissionais. “Têm causado problemas respiratórios até mesmo para nossos bombeiros”, relata.
Neste mês foram registradas 702 ocorrências de incêndio em vegetação em 125 municípios do Estado, segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná. Nos últimos dias, o Instituto Água e Terra (IAT) ajudou a combater três focos de incêndios florestais, um deles no Parque Estadual Vila Velha.
Com informações AEN