Por Camila Souza
Um caso de maus-tratos a um cachorro em Ponta Grossa gerou repercussão nas redes sociais após divulgação de um vídeo pelo deputado federal Matheus Laiola (União Brasil-PR). A gravação mostra um cão com lesões na pele, aparentemente pintado com tinta automotiva (veja abaixo). O animal foi resgatado pela equipe da vereadora Teka dos Animais, que concedeu entrevista à equipe de jornalismo do D’Ponta News relatando os detalhes do caso e confirmou que um Boletim de Ocorrência já foi registrado na Polícia Civil de Curitiba.
Segundo a vereadora, o resgate foi realizado no dia 5 de julho, no bairro Ronda. A situação chegou ao conhecimento da equipe de Teka por meio do próprio deputado Matheus Laiola, que recebeu a denúncia por mensagem nas redes sociais e acionou a parlamentar. “Ele estava na rua sozinho, logo nos mandaram mensagem”, explica Teka.
No momento do resgate, o cão estava apático, com feridas visíveis e demonstrava tristeza. “Totalmente apático, com lesões na pele, triste”, descreve. O resgate foi facilitado por moradores que auxiliaram a equipe da vereadora. “O resgate foi possível com a ajuda de pessoas do bem que seguraram ele para nós”, completa.
Teka afirmou que o suposto tutor do animal já foi identificado como um morador de rua que atua como pintor de placas de caminhão. Ainda segundo relatos de populares, essa não foi a primeira vez que o cachorro foi encontrado com o corpo pintado. Em uma ocasião anterior, o animal teria sido visto pintado de cinza.
Após o resgate, o cachorro foi encaminhado ao Hospital Veterinário HPet, em Curitiba onde está recebendo cuidados e, em breve, será colocado para adoção. A vereadora reforçou que as providências legais estão em andamento e que a situação “Já está na Polícia Civil”, disse ao confirmar o registro do boletim de ocorrência.
A equipe de jornalismo entrou em contato com o Hospital Veterinário para compreender como está a recuperação do cãozinho. A comunicação do hospital lamentou o ocorrido e informou que “A respeito de prontuários médicos ou estado Clinico do paciente Hulk, infelizmente não temos autorização para repassar qualquer informação de pacientes resgatados por aqui”, finaliza.