Na tarde desta segunda-feira (14), o plenário da Câmara Municipal realizou a cerimônia de entrega de título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa a Dom Evandro Luis Braun. A indicação para a titulação foi encaminhada pelo vereador Divo (União Brasil). Ordenado em junho deste ano, Dom Evandro foi indicado a bispo de Campo Mourão, entretanto, passou boa parte do seu sacerdócio em Ponta Grossa, onde foi coordenador da pastoral presbiteral da Diocese de Ponta Grossa e pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia.
Nomeado pelo Papa Francisco em abril deste ano, Dom Evandro atuou mais de 20 anos em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais. Antes de ser indicado a bispo, ocupou diferentes funções, como professor da Escola de Teologia para Leigos, auxiliar de formação no Seminário Propedêutico, chegando a pároco da Paróquia Senhor Menino Deus e reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas em Piraí do Sul, e pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Ponta Grossa.
Proponente do título, o vereador Divo revelou que a motivação da homenagem a Dom Evandro é um reconhecimento merecido para alguém que muito fez por Ponta Grossa, e especificamente para a população mais humilde. “Nosso mandato é um mandato marcado pela ajuda aos mais necessitados, e ao ver a atuação do pároco, vimos que era uma homenagem justa a ser feita.
Em seu discurso, Dom Evandro falou da emoção em receber o título, afirmando que para ele era uma grande emoção ser reconhecido pela população de uma cidade que ele tanto amou. “Dediquei parte da minha vida à cidade de Ponta Grossa, sempre amando as pessoas e fazendo sem nada em troca. Hoje me sinto muito honrado em receber o reconhecimento de uma cidade que me acolheu e que eu muito amei”, afirma.
Nomeado bispo em Campo Mourão, Dom Evandro foi substituído pelo Padre Rafael Moreira na função de pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia.
da CMPG