Sábado, 25 de Janeiro de 2025

Casa da Acolhida e Hospitais da UEPG recebem projeto de musicoterapia

2025-01-24 às 16:08
Foto: Tierri Angeluci

Pacientes e familiares que estiveram ontem (23) na Casa da Acolhida da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram contemplados com uma apresentação do músico Jair Petry, dentro do programa “Notas para vida”, iniciativa que busca levar conforto e bem-estar para quem está passando por tratamento médico ou seus acompanhantes.

Além da Casa da Acolhida, durante a semana Jair também se apresentou no Ambulatório Universitário Amadeu Puppi, Hospital Universitário Materno Infantil (Humai), no Ambulatório de Reabilitação, além do Hospital Universitário, onde esteve nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e saguão.

Na Casa da Acolhida, que é um espaço utilizado por pacientes e familiares de municípios vizinhos enquanto aguardam o atendimento ou então o retorno para suas casas, o repertório foi do clássico ao popular e o pianista elogiou a UEPG por fazer parte e auxiliar no Notas para vida. “Este é um lugar em que as pessoas são tratadas com muita deferência e com muito cuidado. Isso é importante para que elas se sintam valorizadas e se recuperem o mais rápido possível. Senti isso assim que entrei por aquela porta”, disse ele.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destacou a relevância da atividade para a sociedade e para a Universidade. “O momento de uma internação, da busca de um hospital é sempre tenso, um instante em que as pessoas estão passando por certa fragilidade emocional. O projeto Notas para Vida é uma forma de proporcionar um conforto de alma, estético por meio da música, quando o paciente está tão fragilizado”.  Sanches avalia que a iniciativa aproxima duas áreas importantes da Universidade: a saúde e as artes. “Portanto, é de extrema relevância para a UEPG”.

O diretor-acadêmico dos HU-UEPG, Guilherme Arcaro também ressaltou a importância da iniciativa e completou dizendo que “a musicoterapia serve para melhorar e dar mais leveza ao ambiente hospitalar”. “A música vem para complementar, para trazer ao paciente ou parente, algo que ele precisa naquele momento”, afirmou.

O Notas para Vida 

Idealizado por Jair Petry, o programa busca justamente oferecer benefícios psicológicos e fisiológicos por meio de músicas que estimulem os ouvintes, trazendo tranquilidade e boas energias. Criado em Curitiba, em 2019, o Notas para vida já esteve em mais de 140 instituições médicas, atendeu 57 cidades no Paraná e Santa Catarina, tendo atingido diretamente 60 mil pessoas, com 27 mil horas de canções.

São apoiadores: Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e a Secretaria da Fazenda do Paraná. O Notas para vida também é um projeto de reinvestimento do Paraná Competitivo. Em Ponta Grossa, a UEPG o auxilia dentro das unidades médicas sob sua responsabilidade.

da UEPG